O Facebook anunciou hoje durante sua conferência F8 o lançamento da Messenger Platform. Trata-se de uma plataforma que permite que desenvolvedores criem aplicativos e ‘robôs’ para o app de mensagens instantâneas da empresa.
O anúncio foi feito por Mark Zuckerberg, CEO e co-fundador da empresa. A ferramenta já estava disponível para alguns desenvolvedores e parceiros da empresa, mas foi disponibilizada hoje para todos os usuários. Segundo Zuckerberg, o principal objetivo da ferramenta é facilitar a comunicação entre pessoas e negócios. “Você deveria poder enviar uma mensagem a um negócio da mesma maneira que envia a um amigo”, disse.
Assim, empresas e negócios poderão criar ‘robôs’ ou atendentes virtuais para realizar vendas ou prestar serviços a seus clientes. Nos exemplos mostrados por Zuckerberg, um usuário poderia enviar uma mensagem ao ‘robô’ da CNN e receber um resumo com as principais notícias do dia, ou navegar por um menú em uma loja de flores, comprar um buquê, acrescentar um cartão, pagar e enviar, tudo por meio do Messenger.
O lançamento vai ao encontro de uma mudança feita pela empresa na última atualização do Messenger, que sugeria um foco maior em produtos desse tipo. No entanto, o Facebook não é a primeira empresa a entrar nesse ramo: o Kik, aplicativo concorrente, já possui um loja de ‘bots’, e a própria Microsoft já anunciou que pretende investir nesse ramo. A principal diferença, contudo, é que o Messenger possui mais de 900 milhões de usuários ativos todo mês.