Uma recente atualização do aplicativo do Facebook Messenger deixou ainda mais claro que a empresa pretende focar em robôs de atendimento no futuro. De acordo com o Engadget, a última atualização do app inclui, na busca por contatos, uma categoria “Bots and Businesses” (robôs e negócios) ao lado das demais (conforme ppode ser visto acima).
Antes da atualização, essa categoria listava apenas “negócios”, e mostrava as páginas de empresas, lojas e serviços com as quais o usuário poderia conversar por meio do aplicativo. Todos esses resultados, no entanto, apontavam para páginas com atendentes humanos, enquanto que a categoria “robôs” parece sugerir a inclusão de sistemas automatizados de conversa.
O oferecimento de robôs capazes de conversar com clientes para negócios é uma das principais apostas das empresas de tecnologia para o futuro. Segundo o TechCrunch, esses robôs, que poderiam substituir árvores de atendimento telefônico (do tipo “aperte 1 para tal serviço, 2 para outros serviços, 3 para falar com um atendente), e serão um dos principais assuntos da conferência F8 do Facebook.
O Messenger não será o primeiro aplicativo, no entanto, a oferecer soluções desse tipo. O app Kik, concorrente da solução de mensagens instantâneas do Facebook, já lançou uma ‘loja de robôs’, e a Microsoft também já mostrou que pretende investir pesadamente nesse tipo de produto no futuro.