Curso mais popular de Harvard ganha versão gratuita em português

Fundação disponibiliza curso inspirado em programa de Introdução à Ciência da Computação da universidade norte-americana; iniciativa apresenta conteúdos sobre informática, internet e programação
Redação03/08/2020 15h15

20190322051919

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Fundação Estudar lançou uma versão em português gratuita do curso de Introdução à Ciência da Computação CS50, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Conhecido como o curso mais popular da instituição de ensino norte-americana, o programa expõe conteúdos e atividades práticas sobre o funcionamento de computadores e da internet, assim como apresenta os alunos à lógica de programação.

O CC50, versão traduzida do CS50, é ministrado por Gabriel Guimarães, que fez o curso original de Harvard de forma online em 2011, quando tinha 17 anos. Graduado em computação pela universidade, Guimarães obteve a autorização do instrutor original do programa, David Malan, para reproduzir as aulas em português.

De acordo com o site da Fundação Estudar, o CC50 “tenta ser o mais fiel possível ao original”. Isso porque todo o conteúdo das aulas e as propostas de atividades são traduzidos diretamente do material original, o CS50 de 2011. A ideia da iniciativa é ampliar o acesso ao conhecimento para quem não domina a língua inglesa.

O cronograma é segmentado em nove semanas. Cada etapa apresenta dois vídeos de conteúdo e uma atividade prática chamada “Set de problemas”. Os clipes podem durar mais de 90 minutos e as dinâmicas devem ser desenvolvidas no próprio computador do usuários.

A plataforma de cursos ressalta que as atividades não serão corrigidas ou avaliadas. Há, no entanto, a disponibilidade de fóruns para alunos sanarem dúvidas e discutir o desenvolvimento e a resolução dos desafios. O curso ainda dispõe de materiais complementares.

Segundo a Fundação Estudar, após concluir o curso, o aluno “tem uma ótima base para trabalhar com web design, bancos de dados, sistemas eletrônicos, programação de software, entre outros”. Para se inscrever no programa, é preciso acessar o site da fundação e realizar um cadastro na plataforma. As informações e materiais são enviadas por e-mail, por isso, é importante usar um endereço válido e acessível.

Curso original

Para quem quiser se aventurar na versão original de Harvard, a universidade norte-americana também oferece o curso CS50 de forma online e gratuita. O conteúdo, entretanto, é integralmente em inglês – isso inclui os materiais complementares. Segundo o portal da instituição de ensino, o programa é ministrado por um professor do curso de ciências da computação de Harvard e outros dois preceptores.

O curso tem duração de 12 semanas e exige uma dedicação estimada em 6 a 18 horas semanais. Embora o acesso às aulas seja gratuito, a certificação de conclusão custa o equivalente a R$ 470. Não há pré-requisitos. Interessados podem se inscrever no portal edX, as aulas começam nesta segunda-feira (3).

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital