Os tecidos robóticos, criados já há algum tempo, poderiam ter diversas aplicações se não fossem limitados por máquinas externas volumosas e necessárias ao seu funcionamento. Pensando nisso, uma equipe de pesquisadores de Harvard desenvolveu um robô baseado em têxteis que pode se autorregular, sem que precise ser conectado a equipamentos externos.
Chamado de STAT (sigla para Smart Thermally Actuating Textiles ou Têxteis Inteligentes que Atuam Termicamente, em português), o tecido robótico é composto por bolsas hermeticamente fechadas preenchidas por um fluido conhecido como Novec 7000, que, quando aquecido, evapora e se expande em até 100 vezes para transformar o formato do tecido. Ao ser resfriado, condensa e volta ao seu estado inicial.
Para eliminar a necessidade de uma máquina externa, os pesquisadores entrelaçaram fios eletronicamente condutores banhados a prata que, em conjunto com as roscas aplicadas às extremidades, servem como elementos de aquecimento para transformar a fase do Novec 7000 de líquida para gasosa.
“Com um controlador integrado de ‘feedback de malha fechada’, os STATs mantêm sua pressão autonomamente, mesmo quando colocados em ambientes em que a temperatura externa flutua, como perto de um tubo de ar que resfria ativamente o sistema”, explicou Christopher Payne, coautor do STAT.
Os pesquisadores informaram que o tecido pode ser fabricado a granel e em formatos arbitrários, para que se adeque a um grande número de aplicações, de almofadas responsivas para cadeiras de roda a roupas dinâmicas para desfiles de moda.
Via: Engadget