Aos poucos, a linguagem de programação Python começa a cavar seu espaço como uma das mais popular do mundo, segundo a nova edição do ranking da RedMonk. Pela primeira vez na história, a linguagem igualou a pontuação do Java na segunda posição, ficando atrás apenas do JavaScript.
A ascensão do Python é simbólica por representar um novo momento no desenvolvimento de software. A linguagem é muito forte dentro da área de automação e na ciência de dados, que se tem se tornado cada vez mais importante no mercado atualmente. Não à toa, uma pesquisa do site de recrutamento Indeed.com observou que 18% das vagas de emprego listavam o conhecimento de Python como requisito.
De acordo com Stephen O’Grady, analista da RedMonk, a popularização do Python tem algumas justificativas, como a versatilidade, sua aplicação em novas tarefas, a acessibilidade e facilidade de uso. Há três anos, a linguagem havia dominado a terceira posição, e agora já começa a pressionar pela liderança.
O ranking da RedMonk é formulado com base em duas plataformas populares entre desenvolvedores: o GitHub e o Stack Overflow, o que dá uma ideia de popularidade das linguagens de programação, mas não é o método mais científico. Isso dito, outras pesquisas, como a do IEEE Spectrum, também apontam a ascensão do Python.
Confira abaixo o Top 20 da RedMok:
- JavaScript
- Python
- Java
- PHP
- C#
- C++
- Ruby
- CSS
- TypeScript
- C
- Swift
- Objective-C
- Scala
- R
- Go
- Shell
- PowerShell
- Perl
- Kotlin
- Haskell