O Google anunciou na quinta-feira (17) um novo curso na linguagem de codificação Python, voltado para trabalhadores que querem se inserir no mercado de Tecnologia da Informação. O programa terá um certificado profissional da empresa, e será oferecido por meio da plataforma de educação Coursera.

São seis módulos de Python, que vão do nível iniciante até um projeto final, focado na programação para automação. O Google ainda afirmou que vai financiar 2.500 bolsas de estudo relacionadas ao treinamento em TI através do Google.org, o braço filantrópico da empresa.

“Atualmente, Python é a linguagem de programação mais demandada e mais de 530 mil  empregos nos EUA, incluindo 75 mil empregos de nível inicial, exigem proficiência em Python”, afirma o Natalie Van Kleef Conley, líder de produtos Grow with Google. Com o curso, o usuário poderá Python, Git e automação de TI em seis meses.

“O programa inclui um projeto final no qual os alunos usarão suas novas habilidades para resolver um problema que possam encontrar no trabalho, como a construção de um serviço da Web usando automação”, completa a executiva.

Para garantir diversidade nas bolsas, o Google fará a seleção dos beneficiados através de organizações sem fins lucrativos como Goodwill, Merit America, Per Scholas e Upwardly Global. “Entre as muitas pessoas que se inscreveram no certificado de TI, 60% se identificam como mulheres, negras, latinas ou veteranas – origens historicamente sub-representadas na indústria de tecnologia”, lembra Natalie.

Via CNET/Coursera/Google