O Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) oferece aulas online e gratuitas sobre física quântica todas as sextas-feiras, às 6h30 (no horário de Brasília), até o dia 18 de dezembro. O curso, que aborda os aspectos práticos da computação quântica, ocorre desde o dia 6 de novembro e é organizado pelas unidades Cern Openlab e Cern Quantum Technology Initiative.

Não há pré-requisitos para fazer o curso e mesmo os participantes sem conhecimento de física quântica podem acompanhar as aulas. Entretanto, os alunos precisam ter um bom domínio de inglês, pois os conteúdos estarão nesse idioma, além de conhecimentos básicos em álgebra. Saber um pouco sobre Python será útil, mas também não é obrigatório.

 

Pixabay/Reprodução

Curso do Cern não exige conhecimento prévio em física quântica. Imagem: Pixabay/Reprodução

 

A sede do Grande Colisor de Hádrons (LHC) e berço da web mundial, terá como hoster e palestrante Elias Fernandez-Combarro Alvarez, professor-associado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Oviedo na Espanha e associado de cooperação no Cern. 

Temas das aulas

O professor Alvarez guiará os participantes pelos conceitos básicos do modelo de circuito quântico, como portas qubit, medidas e bit quântico. A título de curiosidade, o bit quântico é o equivalente quântico dos bits binários em computadores convencionais, mas a diferença é que pode estar em dois estados simultaneamente.

Além disso, as aulas também vão abordar assuntos como os algoritmos quânticos, aplicações de computação quântica nas áreas de otimização, simulação e aprendizado de máquina quântica e o protocolo de criptografia quântica BB84 para distribuição de chaves.

As aulas, em geral, vão introduzir a IBM Quantum Experience, interface em que os pesquisadores podem acessar computadores quânticos reais do projeto.

Pixabay/Reprodução

Participantes aprendem conceitos básicos sobre física quântica e introdução ao IBM Quantum Experience. Imagem: Pixabay/Reprodução

 

O Cern openlab é uma parceria público-privada que trabalha com empresas de tecnologia para descobrir como a Tecnologia da Informação pode ser usada para resolver os desafios da física. O projeto inclui parceiros como Oracle, Google Cloud, Micron, Intel, entre outros.

A IBM, no entanto, conta com a colaboração do Cern na marca IBM Quantum para construir um processador de 1.121 qubit chamado IBM Quantum Condor.

Já o Cern Quantum Technology Initiative tem a função de avaliar o impacto potencial das tecnologias quânticas na física de alta energia, enquanto desenvolve uma nova versão do Grande Colisor de Hádrons, previsto para entrar em operação no fim de 2027. 

Fonte: Input