A revista IEEE Spectrum divulgou na semana passada o ranking das melhores linguagens de programação de 2020. A lista não apresentou grandes surpresas: Python manteve a liderança, seguido por Java e programação em C. Entre o top 10, destaque para o Arduíno, que aparece à frente de linguagens criadas pelas gigantes da tecnologia Google e Apple. 

Como é quase impossível descobrir qual linguagem foi usada por cada programador, a IEEE Spectrum se baseou na combinação de 11 métricas de fontes online. O ranking possui pontuações das linguagens e classificações de acordo suas especialidades (sites, aplicativos em dispositivos móveis, aplicações em empresas e dispositivos de controle). Confira abaixo:

ranking-ieee.jpg

Python mantém liderança, seguido por Java e C; Arduino sobe quatro posições e figura entre as 10 melhores linguagens de programação de 2020. Fonte: Divulgação/IEEE Spectrum

 

Destaques

  • Python: uma das possíveis explicações para que o Python mantenha a liderança por tanto tempo, é a grande procura pelos próprios estudantes em linguagem de programação. Uma outra hipótese é que se trata de uma linguagem frequentemente utilizada profissionalmente e em domínios de alto nível (machine learning, por exemplo), em razão da enorme coleção de bibliotecas especializadas de alta qualidade.
  • Arduino: a linguagem apresentou grande salto em relação ao ano passado, subindo do 11º lugar para o 7º. Apesar de muitos afirmarem que o Arduino não é uma linguagem e sim uma plataforma de hardware, as pesquisas indicam que os interessados buscam por “código Arduino” ou livros sobre “programação Arduino”.
  • Cobol: se fosse contabilizada apenas a métrica interativa no Twitter, a linguagem figuraria na 7ª posição – já que estava em evidência na imprensa americana. No entanto, as notícias reportavam dificuldades encontradas com os sistemas de benefícios de desemprego dos Estados Unidos, cuja linguagem utilizada era a Cobol. No ranking, ela apareceu apenas na 43ª posição.

 

O que é linguagem de programação?

Muito difundida por conta das inovações e pelas novas tecnologias da informação e comunicação, a linguagem de programação é um sistema de comunicação estruturado, composto por símbolos, palavras-chave e regras semânticas e sintáticas, permitindo o entendimento entre programador e dispositivo.

Por meio dela, o programador consegue enviar estabelecer quais dados serão operados pelo software; quais ações o software deve executar de acordo com circunstâncias variáveis, e de que forma dados devem ser armazenados ou transmitidos.