Como o Facebook pode vencer o Snapchat de uma vez

Equipe de Criação Olhar Digital12/08/2016 20h14

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A briga entre o Facebook e o Snapchat pelos corações de seus usuários fica mais evidente a cada dia. Recentemente, o Instagram (de quem o Facebook é dono) lançou um recurso quase idêntico ao Snapchat, chamado Instagram Stories. A semelhança é tamanha que o próprio CEO do Instagram admitiu que o Snapchat merece todo o crédito.

Embora o Instagram Stories seja um golpe duro no Snapchat, ele ainda evidencia que, nessa corrida, o Facebook está sempre um passo atrás. Há uma maneira, no entanto, para que a rede de Mark Zuckerberg ultrapasse de vez o Snapchat. De acordo com o TechCrunch, essa saída envolve transformar as câmeras de seus usuários em uma plataforma para desenvolvedores.

Compartilhamentos originais

Conforme o site opina, os usuários de redes sociais atualmente buscam ferramentas que lhes permitam criar e compartilhar conteúdo completamente original. As plataformas para compartilhamento já existem, mas a chave para o sucesso está na criação.

Isso explicaria o sucesso do Snapchat: além de seu aspecto social, o aplicativo também possui uma série de recursos de criação, desde filtros até animações , passando por stickers geográficos e emojis. O sucesso do Dubsmach, do Prisma e do Periscope também evidenciam como a criação de conteúdos originais é importante para os usuários atualmente.

Mesmo antes de lançar o Instagram Stories, o Facebook comprou o MSQRD, uma empresa que criava filtros semelhantes aos do Snapchat. E o próprio Facebook quase teve um clone próprio do Snapchat, que se chamaria Quick Updates, mas nunca foi lançado. Em vez de criar essas ferramentas, contudo, uma solução melhor seria permitir que os usuários as criassem.

Começo da mudança

Ainda segundo o TechCrunch, a possibilidade de se escrever com tinta neon no Instagram Stories é um sinal de que a empresa de Zuckerberg já pensa em abrir essa possibilidade. O CEO do Instagram chegou a comentar com o site que pretende abrir a ferramenta de criação do Stories para que outros desenvolvedores criem novos recursos para ela.

Poucos dias após o lançamento do Stories, o Facebook também inaugurou uma integração com o MSQRD que permitia a usuários do Brasil e do Canadá brincar com filtros relacionados às olimpíadas. Antes disso, a rede social também disponibilizou os filtros do MSQRD para o Live, seu serviço de transmissão de vídeos ao vivo.

Com mais de 1,7 bilhões de usuários, não seria difícil para o Facebook atrair desenvolvedores para isso. Bastaria pensar em algumas possibilidades de monetização. Caso isso se concretize, nossas timelines poderiam se tornar muito mais variadas e divertidas, levando-nos até mesmo a esquecer que outras redes sociais existem.