A empresa de pesquisa de mercado Kantar WorldPanel revelou hoje dados sobre o uso de sistemas operacionais de dispositivos móveis no mundo no primeiro trimestre de 2016. Segundo as informações da empresa, o sistema operacional do Google cresceu frente ao iOS nos EUA, China e nos 5 maiores mercados da Europa.
Nos Estados Unidos, o Android passou de 59,1% do mercado no último trimestre de 2015 para 65,5% no primeiro trimestre de 2016. Nesse mesmo período, o sistema operacional da Apple caiu de 39,1% para 31,6% de participação de mercado. Comparado com o primeiro trimestre de 2015, o cenário muda pouco: Android foi de 58,1% para 65,5%, e iOS de 36,5% para 31,6%.
Na China, o movimento foi semelhante. O sistema operacional do Google detinha 71,5% do mercado no primeiro trimestre de 2015, 71,4% do mercado no último trimestre de 2015, e cresceu para 77,7% nos primeiros três meses de 2016. Enquanto isso, o iOS saiu de 26,5%, passou a 27,1% e depois desceu para 21,1% nos mesmos períodos.
Europa e Japão
O Japão foi o único mercado no qual o sistema operacional dos iPhones e iPads não perdeu espaço, segundo os últimos dados. Ele avançou de 54,1% no último trimestre de 2015 para 56,8% no primeiro de 2016. Na comparação com o primeiro trimestre de 2015, esse crescimento impressiona mais: de 45,1% para 56,8%.
Nos cinco principais mercados da Europa (Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha e Itália), a Apple estagnou ou recuou em termos de espaço de mercado. O caso mais notável foi o da Grã-Bretanha, no qual o sistema operacional da empresa passou de 38,1% no começo de 2015 para 38,6% no final do ano, e começou 2016 com 34,8%. NEsse mesmo período, o Android saltou de 52,9% para 58,8%.
A França, por outro lado, foi o mercado no qual o iOS desempenhou melhor. Comparado ao final de 2015, o sistema operacional perdeu apenas 0,5% do mercado, indo de 20,5% para 20%. E comparado ao início de 2015, ele cresceu de 19,4% para 20%, representando uma relativa estabilidade ao longo do último ano.
Crescimento sólido
Segundo a Kantar WorldPanel, o crescimento do Android frente ao iOS foi alavancado por usuários de Windows Phone mudando para o sistema do Google. A Microsoft admitiu que não pretende focar em seu sistema mobile em 2016, e o Android foi preferido pelos consumidores órfãos do Windows Phone por oferecer dispositivos intermediários com boa relação custo-benefício.
O ganho de market share do Android ainda é favorecido também pelo fato de que ele veio de múltiplas fabricantes, em vez de ter sido alavancado por um dispositivo específico. Na Itália e na França, marcas como Asus e Huawei responderam por esse crescimento; na Grã-Bretanha, os aparelhos A5 e J5 da Samsung foram o foco; na China, finalmente, a Huawei e a Oppo foram destaques.
A empresa de mercado acredita, no entanto, que o sistema operacional da Apple pode mostar uma retomada de espaço considerável nos próximos três meses. Isso graças ao lançamento do iPhone SE, de preço mais acessível. O dispositivo pode ajudar a empresa a retomar espaço especialmente em mercados como a China, que são fortemente impactados quando sua moeda é desvalorizada frente ao dólar.