Houve um tempo em que produtores de vídeo para o YouTube podiam inserir anotações aos seus conteúdos: janelas ou caixas de diálogo que surgiam como pop-ups no meio da tela, em alguns casos para corrigir ou acrescentar informações, ou apenas para atrapalhar ou enganar o espectador. Essas anotações estão com os dias contados.
O YouTube anunciou nesta semana que as anotações vão sumir de todos os vídeos da plataforma em 15 de janeiro de 2019. O recurso já não estava mais disponível para os canais desde maio de 2017, mas os vídeos com anotações publicados antes dessa data exibiam os pop-ups até hoje. Em breve, não vão exibir mais.
O recurso surgiu em 2008 para facilitar a vida de youtubers que quisessem incluir sugestões de outros vídeos, correções ou informações extras de modo que chamasse a atenção do espectador. O problema é que a função acabou deixando muitos conteúdos poluídos visualmente e com “pegadinhas” para alguns usuários.
Em 2016, o YouTube lançou as “telas finais”, uma opção que permite ao criador de conteúdo inserir recomendações de outros vídeos nos segundos finais de cada publicação. Depois disso, a plataforma também criou os cartões, que podem ser usados no meio do vídeo e que surgem num canto do player sem obstruir a visão do conteúdo.
“Com o sucesso das telas finais e dos cartões, o uso das anotações caiu mais de 70%. Por isso, o editor de anotações foi descontinuado em maio de 2017”, afirmou o YouTube no anúncio desta semana. Com a morte oficial do recurso programada para janeiro, os últimos vestígios das anotações vão finalmente desaparecer da plataforma.
-> YouTube: como baixar vídeos, ouvir música com a tela bloqueada e outras dicas!