Windows ganhará suporte simplificado a aplicações gráficas do Linux

A funcionalidade fará parte do Windows Subsystem for Linux (WSL) 2.0; pela primeira vez, o sistema da Microsoft terá suporte a aplicações gráficas do OS de código-livre
Da Redação05/10/2020 19h45, atualizada em 05/10/2020 20h35
20201005050550-1728x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Windows receberá oficialmente o suporte para execução de aplicações gráficas (GUI) de Linux. Esta foi a informação revelada durante o Microsoft Build, o maior evento de desenvolvedores para o sistema operacional da empresa. Agora, a empresa divulgou novidades sobre o recurso.

O suporte ocorrerá por meio do subsistema Windows Subsystem for Linux (WSL) 2.0: trata-se de um módulo do sistema operacional que é capaz de executar programas da plataforma de código aberto. No entanto, até agora o WSL não era capaz de rodar softwares com interface gráfica, como editores de texto, processadores de imagem e outros, de maneira simples – mas em breve será.

O desenvolvedor parceiro da Microsoft Steve Pronovost explicou que a execução dos programas se dará pela utilização de máquinas virtuais, em ligação direta ao Windows 10. “O WSL essencialmente executa o Linux dentro de uma máquina virtual hospedada pelo Windows e integramos aplicativos (console e agora GUI) de volta ao seu desktop Windows para que você possa executar aplicativos Win32 e Linux dentro de uma experiência unificada.”, afirmou.

Reprodução

Windows Subsystem for Linux (WSL) 2.0 receberá atualização para suporte a aplicações gráficas de Linux. Wachiwit/Shutterstock

Craig Loewen, gerente de projeto do WSL, explica que o objetivo central é otimizar a aplicação para os principais softwares que são requisitados pelo público desenvolvedor. “Ainda não o testamos extensivamente com um ambiente de área de trabalho completo, pois queremos nos concentrar na execução de aplicativos frequentemente solicitados primeiro, e principalmente nos ambientes de desenvolvimento integrado (IDE’s) para que você possa executá-los em um ambiente Linux completo”.

Evolução da integração

Loewen completa afirmando que ainda não há um prazo razoável para a utilização de uma versão beta do WSL com integração para softwares Linux GUI. “Ainda não temos um prazo de liberação para o canal beta, no entanto, este trabalho estará disponível para os Insiders testarem nos próximos meses.”, informou. 

A inovação do WSL é um passo esperado por desenvolvedores, principalmente por possibilitar uma execução competente de aplicações GUI de Linux num ambiente Windows. Equipes de integração já vêm trabalhando em funcionalidades ao longo dos últimos anos, que possibilitaram o desenvolvimento de ferramentas importantes para o trabalho entre os dois sistemas.

Fonte: ZDNet

Colaboração para o Olhar Digital

Da Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital