O WhatsApp removeu da página do WhatsApp Pay na Índia um botão para configuração do serviço de pagamentos. Ele havia sido adicionado ao site nesta terça-feira (10) mas nunca funcionou corretamente: ao clicar nele, o usuário era levado ao app do WhatsApp, que mostrava uma mensagem informando que uma atualização era necessária. Isso mesmo que já fosse a versão mais recente, tanto no canal estável quanto no beta.
WhatsApp has now removed the Set Up Now button in India (it didn’t really set up the payment account, as mentioned in the quoted thread).
The button is still visible in the Brazilian page, and it doesn’t work. https://t.co/NzMiEgjCcw
— WABetaInfo (@WABetaInfo) November 12, 2020
Na página brasileira o botão, chamado “Configure agora”, continua presente mas também não funciona. O problema é o mesmo: uma mensagem dizendo que a versão do WhatsApp não é compatível com este conteúdo, com duas opções: Cancelar ou Atualizar o WhatsApp.
Estréia conturbada
O Brasil foi o primeiro país a receber o WhatsApp Pay, em junho deste ano, em parceria com empresas do mercado financeiro como a Cielo, Visa, Mastercard, Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Entretanto, a novidade ficou no ar por poucos dias, e teve sua operação suspensa pelo Banco Central e Cade.
Os órgãos pediram esclarecimentos sobre o modelo de negócio do aplicativo que, sob a ótica de analistas, tem potencial para levar à substituição das maquininhas em transações de até R$ 5 mil ao mês, já que o diferencial do WhatsApp Pay é o custo zero com o aluguel ou compra desses dispositivos. Essa gratuidade, segundo especialistas, aumenta ainda mais o risco de concentração de dados em uma só empresa, resultando na dificuldade de um novo competidor adentrar esse mercado posteriormente.
Desde então a entidade autorizou a retomada de testes em pequena escala, com a espectativa de que o serviço volte à operação regular neste mês de novembro. A expectativa foi revelada pelo presidente da Cielo, Paulo Caffarelli, durante a coletiva de anúncio do balanço financeiro da empresa.
No entanto, o executivo ressaltou que a empresa não está atuante nas conversas com o órgão regulador e não sabe dizer se o lançamento acontecerá antes ou depois do PIX, que será disponibilizado à população em 16 de novembro.
Como funciona
Basicamente, o WhatsApp Pay permite enviar e receber dinheiro de pessoas por meio do WhatsApp. Para garantir a segurança das transações e evitar fraudes, antes de cada transferência será necessário informar um código PIN de seis dígitos, previamente cadastrado ou a biometria do celular.
No caso de transferência entre pessoas físicas, não haverá o pagamento de qualquer taxa pela transação – no entanto, só será possível utilizar cartões de débito. Além disso, usuários possuem um limite de envio de R$ 1 mil por transação e recebimento de até 20 pagamentos por dia no limite de R$ 5 mil por mês.
Já para as empresas, é possível utilizar cartões de crédito e débito. Porém, o estabelecimento deverá pagar uma taxa por cada uma das transações. Todos os pagamentos serão processados pela Cielo.
Fonte: WABetaInfo