Visitas a áreas protegidas pelo governo podem ser agendadas online

Unidades de conservação (UCs) federais passam a ter suporte digital para incentivar o ecoturismo
Da Redação17/09/2020 23h20, atualizada em 18/09/2020 11h26

20200917084204

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Conhecer parques e outros santuários naturais protegidos pelo Poder Público ficará mais fácil. O Governo brasileiro, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, lançou, na quarta-feira (16), uma ferramenta online que permite a marcação de visitas às chamadas unidades de conservação (UCs) federais.

A partir de agora, quem quiser ir até espaços como o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães ou Parque Nacional da Serra da Canastra, poderá não apenas verificar a disponibilidade das datas no site do Governo Federal, como também agendar diferentes eventos nos locais. Para isso, basta preencher um formulário indicando a data da visita e o quantitativo de pessoas.

Reprodução

É preciso realizar um pequeno passo-a-passo para conseguir encontrar o formulário. Crédito: reprodução

Como agendar

Para marcar sua visita é preciso entrar no site do Governo Federal, clicar no menu à esquerda do nome “Governo do Brasil” e acessar as abas de Serviços > Buscar serviço por > Órgãos. Em seguida, aparecerá uma lista com todas as instituições vinculadas ao Estado. É necessário procurar o nome do ICMBio (atualmente na terceira página) e clicar em “Realizar agendamento de visitas ecoturísticas em parques nacionais e outras unidades de conservação da natureza”.

A marcação pode ser feita por qualquer cidadão com CPF, além de turistas. Visitantes locais, estudantes, guias turísticos e empresas também estão na lista de permissões. Até mesmo o pagamento de ingressos poderá ser feito pelo site, no momento do preenchimento do formulário.

O interessado deverá pagar uma GRU (Guia de Recolhimento da União) e anexar comprovante de quitação. Cumpridas todas essas etapas, é emitido um documento que deve ser apresentado no momento da visita.

De acordo com o próprio ICMBio a intenção da parceria é incentivar o ecoturismo e o contato com a natureza seja com propósito recreativo, desportivo, educacional, cultural ou religioso. As UCs que já contam com esse serviço são o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu, Parque Nacional do Caparaó, Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, Parque Nacional da Serra da Canastra, Parque Nacional das Emas, Parque Nacional de Iguaçu (apenas para fins educacionais).

Fonte: ICMBio


Colaboração para o Olhar Digital

Da Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital