A United Parcel Services (UPS), uma das maiores empresas de logística do mundo, anunciou uma parceria com a fabricante alemã de drones Wingcopter, para desenvolver novos tipos de drones de entrega. O primeiro passo para tal é o trabalho conjunto de ambas para certificar os modelos existentes da Wingcopter para uso em voos de entrega comercial nos EUA.
Até o momento, a UPS já testou drones para transportar amostras e prescrições médicas. O objetivo final dacompanhia americana é desenvolver aeronaves que permitam transportar itens para empresas das mais diversas indústrias.
Inovação alemã
De acordo com a UPS, alguns fatores contribuíram para a escolha dos drones da Wingcopter. O primeiro deles foi tecnológico. Os drones da empresa alemã possuem um mecanismo de rotor de inclinação que lhes permite alternar entre os modos de voo multi-helicóptero e asa fixa. Graças a esse recurso, eles podem decolar e pousar verticalmente em espaços estreitos e, em seguida, voar de forma rápida e silenciosa para o próximo destino.
O segundo fator foi que os drones da empresa já fizeram entregas em circunstâncias desafiadoras. Como exemplo, uma das aeronaves da Wingcopter foi capaz de fornecer insulina para uma remota vila irlandesa no Mar do Norte, uma região quase sempre inacessível graças ao mau tempo.
Embora possa demorar um pouco para as aeronaves da Wingcopter serem vistas entregando encomendas aos consumidores nos EUA e em outras partes do mundo, ainda assim, é um marco significativo para as duas empresas e para a indústria de veículos aéreos não tripulados.