Usuários do Uber em diversas partes do mundo estão reclamando que um erro do serviço está cobrando tarifas das viagens até 100 vezes mais caras que as de costume para os mesmos trajetos.
O jornal The Washington Post foi o primeiro a noticiar o problema. O diretor de social media da publicação usou o Twitter para contar como foi afetado.
This happened to me tonight. Uber charged me $1,238.00 for my trip home, even though the receipt says $12.38. https://t.co/cJUkjCaNlM
This happened to me tonight. Uber charged me $1,238.00 for my trip home, even though the receipt says $12.38. https://t.co/cJUkjCaNlM
— Mark W. Smith ðŸ’ÂðŸÂ»â™‚ï¸Â (@markdubya) 18 de julho de 2019
Além de explicar que a corrida que normalmente custa US$12,38 saiu por US$1.238 (mais de R$ 4 mil), ele aproveitou para dar um conselho aos seus leitores: “Não vincule o Uber ao seu cartão”. “Esse dinheiro foi retirado imediatamente da minha conta e ainda não foi estornado. Pode levar mais de um dia para para que eu o consiga de volta”, completou o jornalista.
Muitos outros passageiros usaram as redes sociais para reclamar; na maioria dos casos, o valor é sempre multiplicado por 100.
Uh…instead of $6.82 @uber just charged me $682. FIX NOW @Uber
Uh…instead of $6.82 @uber just charged me $682. FIX NOW @Uber
— doncalloway (@dcstl) 17 de julho de 2019
Houve relatos de que o Uber Eats estava passando pelo mesmo problema.
@Uber_Support Ubereats straight up just charged me $1,139 instead of the $11.39 I was SUPPOSED to be charged. So now my account is frozen‚ pic.twitter.com/7AFpOOf4J3
@Uber_Support Ubereats straight up just charged me $1,139 instead of the $11.39 I was SUPPOSED to be charged. So now my account is frozen🤦ðŸÂ»â™€ï¸Â😂 pic.twitter.com/7AFpOOf4J3
— Maya Johnson (@_mayajohnson_) 18 de julho de 2019
Segundo o site Engadget, os primeiros problemas foram registrados em Washington e San Diego, nos EUA. Mas, pouco tempo depois, surgiram relatos da mesma falha na Europa e também na América do Sul. Aqui no Brasil reclamações da mesma natureza também foram registradas.
O Uber respondeu que está ciente e até que já resolveu o problema. As cobranças indevidas foram causadas, segundo a própria empresa, por uma interrupção momentânea no serviço e resultou em preços mais altos cobrados no momento da reserva.
We are sorry for the trouble here, @RickardPrime. We encountered a service interruption that resulted in a higher amount being held on the card at the time of trip booking. This interruption has been fixed. Hope this helps.
We are sorry for the trouble here, @RickardPrime. We encountered a service interruption that resulted in a higher amount being held on the card at the time of trip booking. This interruption has been fixed. Hope this helps.
— Uber Support (@Uber_Support) 18 de julho de 2019
Fonte: Business Insider