O Twitter anunciou que, a partir desta sexta-feira (9), passará a testar no Brasil uma pequena mudança nos “retuítes”. Usuários que retuítam serão direcionados a comentar aquilo que estão compartilhando, em vez de apenas reproduzir a postagem de outra pessoa. A medida não implementa nenhuma ferramenta ou função nova, apenas altera a sua prioridade.
A rede social justifica a mudança como um estímulo a você opinar sobre aquilo que reproduz. Pense assim: você vê uma postagem no microblog com a qual você concorda e decide “dar o RT”. Antes, você precisaria apenas clicar no símbolo correspondente. Agora, a mesma ação abrirá o formulário para um novo tuíte (o que a rede chama de “retuíte com comentário”) para que você expresse a sua opinião sobre aquilo que está repercutindo.
“Esperamos que seja uma forma de não apenas estimular as pessoas a avaliar por que estão amplificando o alcance daquele tuíte, mas também de aumentar a possibilidade de elas incluírem seus pensamentos, reações e perspectivas na conversa”, diz um post no blog oficial do Twitter. “Se as pessoas não incluírem nada no campo de composição do tuíte com comentário, a visualização será igual a de um retuíte comum”.
A razão para essa mudança parece ser a entrada nos períodos eleitorais tanto nos EUA como no Brasil. Em 3 de novembro, o presidente americano Donald Trump tentará a reeleição ao disputar o cargo contra Joe Biden, enquanto o Brasil já inaugurou as campanhas para as eleições municipais, que vão eleger prefeitos e vereadores em todos os estados – o primeiro turno será realizado em 15 de novembro, e o segundo, no dia 29 do mesmo mês.
“Uma vez que estamos em período eleitoral no Brasil, acreditamos que este é um bom mercado para vermos como essa mudança estimula o compartilhamento de informações mais refletidas na plataforma”, declarou o Twitter.
Reflexos na política
Donald Trump foi penalizado pelo Twitter por compartilhar informações erradas em seu perfil oficial. Foto: Gage Skidmore/Flickr
Esta é uma das ideias implementadas pela rede social para coibir ações de reprodução de fake news em sua plataforma. Nesta semana, Donald Trump acabou punido pelo Twitter por compartilhar uma postagem com informações enganosas sobre a Covid-19.
A ideia de opinar em cima de um retuíte, além de inserir uma reflexão mais aprofundada ao debate político, pode ajudar a rede a combater perfis automatizados (os chamados “Bots”), que são geralmente empregados por algumas pessoas para compartilharem uma postagem específica, aumentando artificialmente o seu engajamento.
Fonte: Twitter