Para os usuários do Twitter que, por algum motivo, não querem sair da timeline para responder mensagens diretas, popularmente conhecidas como DM, um novo recurso disponibilizado pela rede social pode ser a solução.
A partir de agora, as mensagens recebidas poderão ser lidas em uma janela menor, mostrada no canto inferior direito da tela. Com isso, não é preciso clicar sobre o ícone de um envelope à esquerda para ter acesso às tentativas de contato, basta um toque na barra “Messages” para que ela se expanda e mostre as pessoas que enviaram mensagens privadas.
Slide into those DMs without clicking away from your timeline.
Rolling out on web. pic.twitter.com/BdaeYoyPu2
— Twitter (@Twitter) July 15, 2020
A novidade está sendo disponibilizada gradualmente e, por enquanto, é exclusiva da versão de navegador do Twitter. Apesar de ter compartilhado a funcionalidade com entusiasmo, muitos usuários acharam que é um recurso inútil, já que eles ignoram o que é recebido, outros brincaram dizendo que não recebem mensagens privadas.
WOW can’t wait to have easy access to all zero DM’s that I get
— Tyyyyyyyyy (@Tyyronto) July 15, 2020
Problema de segurança
A disponibilização da funcionalidade acontece logo após um ataque de grande escala atingir algumas das contas mais influentes do Twitter. Grandes nomes da tecnologia como Bill Gates, Elon Musk e Jeff Bezos tiveram suas contas invadidas, assim como empresas como Apple e Uber.
Os perfis divulgavam basicamente a mesma mensagem com o endereço de uma carteira de bitcoins para tentar roubar os seguidores dessas personalidades e companhias gigantes.
Na mensagem de Musk, por exemplo, alguém que se passava pelo CEO da Tesla afirmava que devolveria em dobro todos os depósitos feitos em sua carteira. Ou seja, a promessa era de que quem depositasse, por exemplo, US$ 1.000, receberia US$ 2.000. A “oferta” seria válida apenas por 30 minutos, para incentivar a ação rápida e impensada dos seguidores.
Nos comentários da publicação, pessoas escreveram que chegaram a efetuar a transferência, mas obviamente não receberam nenhum valor de volta, resultando na perda de suas criptomoedas.
Assim que o Twitter manifestou que estava “ciente de um incidente de segurança impactando contas”, alertou que usuários não poderiam mais resetar suas senhas temporariamente como forma de evitar mais danos. Além disso, contas verificadas foram proibidas de postar na rede social por tempo indeterminado, para evitar a propagação do golpe. As contas ainda podem retuitar conteúdo de outros perfis, mas não podem enviar novas publicações.