O TikTok lançou nesta quinta-feira (6) um aplicativo para dispositivos Amazon Fire TV.
O “More on TikTok” vai oferecer curadorias de playlists e compilados de vídeos populares na plataforma, além de entrevistas e outros formatos de conteúdo que podem exceder o limite de 60 segundos do aplicativo móvel da rede social.
A novidade é inicialmente restrita aos Estados Unidos e representa a primeira investida do TikTok no universo dos streamings de televisores. Segundo o site Business Insider, a plataforma busca avaliar o desempenho do formato dos vídeos do app para celular nas telas de TV.
Em entrevista ao The Verge, o diretor de marketing global da rede, Nick Tran, afirmou que o TikTok vem avaliando maneiras de oferecer experiências mais dinâmicas aos usuários e que a proposta de levar o conteúdo para a TV é um “passo natural”. O app para a Amazon Fire, porém, funciona de forma distinta.
O More on TikTok é apenas um canal de consumo de conteúdo. Ou seja, ele não possibilita publicar vídeos ou fazer transações de moedas com outros usuários. Gratuito e sem anúncios, o programa dispensa login ou credenciais de contas da rede social.
A Microsoft estuda comprar a operação do TikTok nos Estados Unidos. Rede social gerida pela ByteDance pode ser banida dos Estados Unidos no mês que vem. Imagem: Pixabay
Além disso, o novo aplicativo separa conteúdos em duas categorias: a seção “In the Studio” apresenta entrevistas de estrelas no TikTok, enquanto a “This is TikTok” vai destacar o trabalho de criadores de conteúdo da plataforma.
Ao Business Insider, Tran afirmou que a ideia do app é permitir que a comunidade e os criadores experimentem várias propostas diferentes em escala. Já Amazon afirmou que o uso de aplicativos prioritariamente mobile na Fire TV como Facebook Watch, Peloton e Audible, expandiu significativamente durante os seis primeiros meses do mês, nos Estados Unidos.
Esse aumento deve-se, em grande parte, ao fato de pessoas terem passado mais tempo em casa diante do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. “O conteúdo que costumávamos considerar ser consumido primeiro nos dispositivos móveis, agora está sendo consumido na maior tela da casa”, disse Matt Clark, diretor de envolvimento de parceiros de conteúdo e aplicativos da Amazon.
Segundo Clark, a companhia espera que essa tendência continue mesmo após o fim de medidas de distanciamento social.
Via The Verge