Nesta semana, os Estados Unidos ordenaram o fechamento do consulado chinês em Houston, Texas. Em resposta, a China determinou nesta sexta-feira (24) que o consulado norte-americano em Chengdu também seja fechado. Isso representa uma grande deterioração na relação entre as duas maiores economias do mundo.
Recentemente, a China mantém uma política de reagir às ações dos EUA de forma equivalente, comprovado com o fechamento do consulado de Chengdu, na província de Sichuan, sudoeste do país. Em termos de escala e impacto, ambas as ações são equivalentes.
Após ser surpreendido com um aviso de 72 horas para encerrar as atividades e esvaziar o consulado em Houston (prazo encerrado nesta sexta-feira), o governo chinês fez um apelo aos EUA para que reconsiderassem a decisão, e prometeu retaliação.
“A medida dos EUA violou seriamente a lei internacional, as normas básicas das relações internacionais e os termos da Convenção Consular China-EUA”, afirmou a chancelaria da China em comunicado. “Ela prejudicou gravemente as relações China-EUA”.
Presidentes Donald Trump e Xi Jinping, em encontro durante a Cúpula do G20 no Japão. Imagem: Casa Branca/Shealah Craighead
“O Ministério das Relações Exteriores da China informou à Embaixada dos EUA na China de sua decisão de retirar seu consentimento para o estabelecimento e a operação do Consulado-Geral em Chengdu”, continuou a chancelaria. O Departamento de Estado norte-americano e a Embaixada dos Estados Unidos em Pequim não se pronunciaram sobre a decisão.
Segundo Wang Wenbin, porta-voz da chancelaria chinesa, parte dos funcionários do consulado de Chengdu está “realizando atividades que não se alinham com suas identidades”, o que interferiu nos assuntos chineses e prejudicou os interesses de segurança do país, mas não deu detalhes sobre quais atividades seriam essas.
Assim como aconteceu com os funcionários de Houston, o consulado em Chengdu tem 72 horas para fechar. O prazo vale até às 10h de segunda-feira, de acordo com o editor do jornal Global Times no Twitter.
China ordered the US to close consulate in Chengdu. As far as I know, based on reciprocal principle, Chinese side also gave the consulate 72 hours to close. Chinese side notified the US side Friday morning Beijing time. It means US Chengdu consulate will be closed Monday morning.
— Hu Xijin 胡锡进 (@HuXijin_GT) July 24, 2020
Depois do anúncio, os mercados de ações globais entraram em queda, acompanhando uma baixa acentuada das ações blue chips chinesas (que caíram 4,4%) e o iuan, moeda oficial da China, que teve sua maior baixa em duas semanas.
Mike Pompeo, secretário de Estado norte-americano, afirmou em discurso nesta quinta-feira (23) que os EUA e seus aliados precisam usar “meios mais criativos e assertivos” para pressionar uma mudança de conduta do Partido Comunista Chinês. Ele classificou o esforço como a “missão de nosso tempo”.
Diversas situações criaram as tensões entre China e Estados Unidos, chegando ao ápice em 2020. A repressão do país asiático à Hong Kong, o novo coronavírus, as brigas relacionadas à Huawei e seu 5G e as reivindicações de Pequim ao Mar do Sul da China são algumas das causas desse conflito.
Via: Época Negócios