Spotify sugere serviço de podcast por assinatura

Pesquisa enviada para alguns usuários da plataforma descreve a ideia de pagar uma mensalidade para ter acesso a programas exclusivos
Luiz Nogueira11/11/2020 15h57, atualizada em 11/11/2020 16h20

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O Spotify parece ter interesse em lançar um novo serviço de podcasts. No entanto, a diferença é que, para ouvir os programas disponibilizados, seria necessário pagar uma assinatura. A vantagem disso está no fato de que os usuários teriam à disposição programas originais e episódios exclusivos.

Ainda não há confirmação da existência do serviço. Porém, ele foi citado em uma pesquisa enviada para alguns usuários pelo Spotify. O questionário descreve quatro planos – entre US$ 3 e US$ 8 – e mostra que as assinaturas incluem “acesso a entrevistas e episódios exclusivos”.

No entanto, o plano mais básico, apesar de pago, ainda incluiria anúncios. A variante mais cara, possui “conteúdo original de alta qualidade”, acesso antecipado a alguns episódios e nenhuma propaganda. Apesar de serem da mesma empresa, não há nenhuma ligação com o plano premium do Spotify. Portanto, não há como acessá-lo pagando apenas uma mensalidade.

Reprodução

Recurso pode permitir ter acesso a programas exclusivos. Foto: Funstock/Shutterstock

Ao comentar o caso, um porta-voz da empresa indicou que a pesquisa não deve ser considerada como algum plano concreto da companhia. “No Spotify, conduzimos rotineiramente uma série de pesquisas em um esforço para melhorar nossa experiência do usuário. Alguns deles acabam pavimentando o caminho para uma experiência mais ampla e outros servem como aprendizados importantes”, afirma.

Por conta disso, não há garantias de que a empresa seguirá com o lançamento de qualquer uma das opções descritas. É normal que as companhias façam pesquisas com clientes sobre novos produtos em potencial e definam suas estratégias e planos com base nos resultados. Então, é possível que o Spotify tenha ao menos cogitado a ideia.

Assinatura mais cara

Apesar de ter alcançado a marca de 320 milhões de usuários ativos e 144 milhões de assinantes de seus planos premium, o Spotify está perdendo dinheiro muito rapidamente. Apenas no último trimestre, a empresa teve um rombo de 101 milhões de euros.

E se você pensa que isso é um problema apenas do Spotify, está enganado. Os problemas financeiros da companhia logo chegarão ao bolso dos clientes. O próprio Spotify confirmou, em seu mais recente balanço financeiro, que pretende aumentar os preços das assinaturas.

Daniel Ek, CEO do Spotify, disse que a empresa entregou um valor agregado muito maior do que antes devido ao “conteúdo aprimorado”, o que ajudaria a sustentar um aumento nos preços. “Acredito que um aumento no valor é o sinal mais confiável que temos para determinar quando podemos usar o preço como uma alavanca para expandir nossos negócios”, afirmou Ek.

O Spotify já testou preços mais altos em alguns mercados. Desde 1º de outubro, por exemplo, o preço do Plano Família para novos assinantes na Austrália subiu de AUS$ 17,99 para AUS$ 18,99. No balanço financeiro, Daniel Ek disse que a empresa iria “expandir ainda mais os aumentos dos preços”, anunciando um reajuste no Plano Família de lugares como Bélgica, Bolívia, Equador, Suíça e outros mercados. Procurada pelo Olhar Digital, a assessoria do Spotify disse não ter novidades sobre os preços no Brasil, mas “caso nossos preços mudem, com certeza, informaremos nossos usuários”.

Via: The Verge

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital