Spotify inicia testes do ‘Car Thing’, seu primeiro hardware

O dispositivo ajudará a plataforma a entender a maneira como o usuário consome conteúdo no carro ? o que casa com os investimentos que a empresa fez apostando nos podcasts
Redação17/05/2019 16h47, atualizada em 17/05/2019 18h20

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Megaprojetos

O Spotify está prestes a começar a testar seu primeiro hardware: um assistente inteligente controlado por voz para carros, destinado a ajudar o app a aprender como as pessoas consomem áudio enquanto dirigem. Como parte do teste, alguns usuários Premium receberão o dispositivo gratuitamente.

Para funcionar, o dispositivo, chamado Car Thing, é conectado à tomada de 12 volts do veículo (também conhecido como isqueiro) e ao telefone (onde a conta do Spofity esteja logada), via Bluetooth. Ele é ativado depois de ouvir um “Ei, Spotify”, seguido de um pedido por qualquer coisa que a pessoa queira ouvir.

O Car Thing inclui uma tela circular de um lado, que mostrará o que está sendo reproduzido. Do outro lado, há uma série de botões que podem ser usados para acessar as predefinições da playlist.

Reprodução

Por enquanto, o teste, que será pequeno e começará dentro das próximas semanas, será veiculado apenas nos EUA. O Spotify entrará em contato com as pessoas que está considerando incluir. Uma fonte próxima à diretoria da plataforma disse que não há um cronograma extenso definindo quanto tempo o teste durará e que não há intenção de lançar esse dispositivo, da maneira que ele está, para o público geral.

Em uma postagem no seu blog, o Spotify diz que a Car Thing foi desenvolvida para “nos ajudar a aprender mais sobre como as pessoas ouvem músicas e podcasts.” E, apesar de ser um dispositivo de hardware, o serviço afirma que seu foco “continua sendo a plataforma de áudio número um do mundo — não na criação de hardware”.

Ainda assim, a fonte diz que o app registrou não apenas o nome Car Thing, mas também os nomes Voice Thing e Home Thing — o que sugere o potencial interesse da plataforma em criar um uma caixa de som doméstica inteligente ou, ao menos, em realizar um programa de testes.

Esta fonte diz que o Spotify está executando o teste Car Thing para saber mais sobre a experiência no carro. Ele já tem acesso a alguns dados sobre os hábitos de seus usuários ao dirigir — existe uma integração com o Waze, bem como um modo de direção, então presumivelmente o aplicativo sabe quando alguém está no carro e o que está consumindo. No entanto, se alguém estiver reproduzindo música por meio de um cabo auxiliar, por Bluetooth ou por outro aplicativo de terceiros, o Spotify poderá não conhecer o contexto dessa sessão de audição; a Car Thing poderia mudar isso.

Os indícios da Car Thing surgiram no começo do ano passado, mais precisamente em janeiro. O Financial Times informou que a maior plataforma de streaming de áudio estava planejando um dispositivo para carros — e que ele seria ativado por meio de um “Hey, Spotify”. Na época, o jornal disse que o aparelho custaria cerca de US$ 100.

O Spotify está claramente fazendo uma jogada para entender todas as facetas do dia de um usuário — o que poderia ajudar a equipe a desenvolver novos produtos ou até mesmo fornecer insights sobre conteúdo, especialmente no que se refere aos podcasts. Este ano, a plataforma pretende gastar até US $ 500 milhões em podcasting  — considerando as aquisições de várias redes de podcasts que fez. Além disso, está redesenhando seu aplicativo para tornar os podcasts mais acessíveis. O carro é o ambiente ideal para esse formato.

As grandes empresas de tecnologia tem investido para possuir uma interface do carro. Em setembro, a Amazon lançou o Echo Auto, um dispositivo que leva o assistente inteligente Alexa a um veículo. No momento, ele está disponível por US$ 25 com base em convites, mas acabará sendo vendido por US$ 50. Enquanto isso, o Google acaba de anunciar um modo de condução para o Google Assistente.

Enquanto as empresas de assistentes inteligentes querem acesso aos dados dos carros dos motoristas, as montadoras também estão desenvolvendo seus próprios assistentes inteligentes e controles de voz. Mas em uma pesquisa da JD Power, 76% dos proprietários de carros disseram estar interessados em ter assistentes de voz da mesma marca em casa e no carro.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital