Se alguém achava que o mercado de podcasts estava em baixa, o Spotify chega para mostrar que não. O serviço sueco de streaming de músicas anunicou nesta quarta-feira (06/2) a start-up de podcasts Gimlet Media, além da a Anchor, que fornece ferramentas para criadores de conteúdo neste formato.
O CEO da Spotify, Daniel Ek explica que em menos de dois anos o serviço se tornou a segunda maior de plataforma de podcasts do mundo, apostando na fidelidade dos usuários que consomem esse tipo de produto.
EK acredita que o os podcasts podem representar 20% de todo o consumo de seu conteúdo não-musical da plataforma no futuro. “Isso significa potencial para crescer muito mais rápido com uma programação mais original, criando um belo diferencial do Spotify, com o objetivo de se tornar a plataforma de áudio número um do mundo”, ele afirma.
O Spotify agora planeja adquirir mais empresas na área de podcasts ainda em em 2019. A empresa afirma que está disposta a gastar cerca de U$ 500 milhões para ampliar seu negócio no setor. Apenas o Gimlet teve um custo de U$ 230 milhões. Hoje a plataforma afirma ter 207 milhões de usuários ativos mensais no último trimestre, sendo 96 milhões deles pagos. Isto significa quase o dobro dos 50 milhões de assinantes do Apple Music, revelados por Tim Cook.
O Spotify já fez acordos para levar os programas originais ao seu serviço,como o Amy Schumer 3 Girls, 1 Keith. Além disso, o serviço também obteve direitos exclusivos de streaming para a atual temporada de Crimetown. A aquisição da Gimlet certamente ajudará a bloquear mais conteúdo original para o serviço, e poderá atrair criadores de serviços rivais, como o Apple Podcasts ou o Stitcher.