Profissionais da Escola de Engenharia de Stanford deram um grande passo para tornar prática a forma como os carros elétricos são recarregados. Agora, eles descobriram uma forma de permitir que a bateria receba carga enquanto dirige por estradas com a tecnologia.

Embora o carregamento por indução já exista nos smartphones, ele só funciona se o dispositivo estiver parado. Para os carros, isso seria basicamente a forma atual para carregamento, em que os veículos devem estar conectados à tomada e, obviamente, estacionados. 

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A ideia do projeto surgiu há três anos. Shanhui Fan e Sid Assawaworrarit, de Stanford, construíram o primeiro sistema do tipo. De lá para cá, a tecnologia se mostrou eficiente em alguns pontos, mas problemática em outros.

Agora, os especialistas conseguiram demonstrar que a criação pode ser utilizada em veículos elétricos em movimento. No curto prazo, o sistema poderá se tornar prático para recarregar robôs, enquanto eles se movimentam em locais fechados, como fábricas, por exemplo – eliminando o tempo de inatividade e permitindo que eles trabalhem quase o tempo todo.

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“Este é um passo significativo em direção a um sistema prático e eficiente para ajudar automóveis elétricos e robôs a funcionar mesmo quando estão em alta velocidade”, disse Fan. “Teríamos que aumentar o poder de recarregar um carro em movimento, mas não vemos isso como um obstáculo sério. Para recarregar os robôs, já estamos dentro das especificações”.

Carregamento por indução

Reprodução

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Carregadores sem fio transmitem eletricidade criando um campo magnético que oscila a uma frequência que cria uma vibração ressonante em bobinas magnéticas no dispositivo receptor. O problema é que a frequência ressonante muda se a distância entre a fonte e o receptor for alterada mesmo em uma pequena escala.

Em seu primeiro avanço, os pesquisadores criaram um carregador sem fio capaz de transmitir eletricidade, mesmo quando a distância do receptor muda. Eles fizeram isso incorporando um amplificador e um resistor de feedback que permitam ao sistema ajustar automaticamente sua frequência de operação, à medida que a distância entre o carregador e o objeto muda.

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No entanto, o protótipo utilizava tanta energia internamente para produzir o efeito de amplificação que o sistema permitir que apenas 10% de força passasse através do sistema para recarregar o objeto. A nova versão da criação corrigiu esse problema. 

Agora, os pesquisadores conseguiram aumentar a eficiência de transmissão para 92%. Para que isso fosse possível, segundo Assawaworrarit, uma troca de amplificadores foi necessária.

Expansão do sistema

O novo protótipo pode transmitir até 10 watts de eletricidade a uma distância de até 90 centímetros. Entretanto, Fan diz que não há obstáculos fundamentais para expandir o sistema de transmissão do tipo. Segundo ele, é possível enviar dezenas ou centenas de quilowatts para um carro elétrico.

O cientista ainda aponta que o sistema é rápido o suficiente para reabastecer um automóvel em alta velocidade. A transmissão sem fio leva apenas alguns milissegundos. O único fator limitante, disse Fan, será a rapidez com que as baterias do carro podem absorver toda a energia.

Via: TechXplore