Senado dos EUA vai discutir domínio do Google na publicidade online

Empresa controla um terço dos gastos com anúncios online em todo o mundo, e 90% do mercado de ferramentas de tecnologia de anúncios
Rafael Rigues27/07/2020 17h59

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O comitê judiciário do senado dos EUA irá realizar em 15 de setembro um painel para discutir o domínio do Google no mercado de publicidade online. O evento foi anunciado pelo senador republicano Mike Lee.

A empresa está sendo investigada por um grupo de procuradores gerais de 50 estados norte-americanos, alegando que suas práticas violam políticas antitruste criadas para garantir a livre concorrência no mercado. O Facebook também é alvo da mesma investigação.

O Google controla um terço dos gastos com anúncios online de todo o mundo, além de 90% do mercado de ferramentas de tecnologia de anúncios. Isso inclui o Google Ad Manager, software utilizado por editores para vender espaços para anúncios gráficos.

Defensores do Google, como o grupo NetChoice (sediado em Washington e que tem a Alphabet como membro), dizem que os preços dos anúncios digitais caíram acentuadamente na última década, à medida que a concorrência aumentou.

Além disso, a companhia também foi acusada de abusar do domínio do Android, seu sistema operacional para smartphones, ao usá-lo para promover seus serviços. O Google também é acusado de favorecer seus próprios produtos em mecanismos de buscas, como alegam plataformas como a Yelp.

Em novembro passado, um grupo de 41 sites de comparação de preços na Europa acusou a empresa de violar um acordo antitruste firmado com a União Europeia em 2017. Pelo acordo, o Google teria 90 dias para corrigir um “viés” em seu mecanismo de buscas que favorecia seu serviço de comparação de preços, em vez dos concorrentes. Segundo os sites, isso não aconteceu.

Fonte: Reuters

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital