Sem querer, YouTube marcou propaganda do Google como spam

Redação17/11/2017 11h24, atualizada em 17/11/2017 11h36

20171117093806

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O YouTube vem passando por um momento turbulento de implementação de novas políticas de conteúdo. POr exemplo: recentemente, a empresa impediu que um vídeo voltado para angariar fundos para instituições de caridade rendesse dinheiro. E agora, a empresa removeu uma propaganda do Google – a empresa que é dona dela – por achar que era spam.

A propaganda em questão mostrava um dos Chromebooks da empresa, e aparecia como sugestão para alguns usuários. No entanto, já era possível ver que havia algo errado por causa da thumbnail do vídeo (aquela imagem que aparece antes do vídeo carregar), que mostrava um sinal de erro.

Quando o usuário clicava no vídeo, recebia uma mensagem dizendo que “Este vídeo foi removido por violar a política de spam, práticas enganosas e golpes do YouTube”. Desde então, o problema já foi corrigido, mas um usuário do Reddit conseguiu gravar um vídeo curtinho mostrando o deslize da empresa. Ele pode ser visto abaixo:

Mudança de política

De acordo com o The Next Web, a propaganda do Chromebook era parte de uma campanha dpublicitária que o Google lançou quando o Pixelbook, seu Chromebook mais novo e potente, chegou ao mercado. No entanto, ao que parece, o tiro saiu pela culatra.

Esse caso é um reflexo do momento complicado de mudança de políticas pelo qual o YouTube vem passando. A empresa recentemente anunciou que mudaria a forma como os vídeos ganham dinheiro, a fim de impedir que publicações que mostrassem conteúdo odioso revertessem renda aos seus criadores. Mas a implementação dessas novidades – que já estão valendo no Brasil também – tem afetado também outros vídeos que não têm nada de violento ou odioso.

Pelo menos, o site considera que esse erro mostra que os problemas do algoritmo do YouTube não estão afetando apenas pequenos criadores, mas também empresas gigantes – incluindo os donos do próprio YouTube.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital