Segmento de TV paga apresenta o maior crescimento desde 2017

De acordo com levantamento divulgado pela Anatel referente ao mês de agosto, os serviços de TV por assinatura no Brasil contavam com 15,13 milhões de assinantes
Luiz Nogueira07/10/2020 19h19

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Com a chegada dos serviços de streaming, as empresas de TV por assinatura enfrentaram queda no número de clientes. No entanto, neste ano, pelo menos até agosto, o segmento terminou em alta – a primeira desde maio de 2017.

De acordo com dados publicados pela Anatel, a TV paga finalizou o mês de agosto com 15,13 milhões de usuários ativos – que assinam algum dos pacotes oferecidos. Esse número representa um aumento de 0.46% em relação ao mês anterior, ou seja, os serviços tiveram adesão de quase 69 mil novos usuários.

Ainda segundo o levantamento, esse aumento foi causado principalmente pelo uso da tecnologia IPTV ligada diretamente às redes FTTH (Fiber-to-the-Home, em inglês) das empresas que oferecem TV por assinatura.

Reprodução

A TV paga finalizou o mês de agosto com 15,13 milhões de usuários ativos. Foto: Concept Photo/ Shutterstock

Foram mais de 1 milhão de acessos em agosto – número maior que o contabilizado em julho, que teve 960 mil. Por conta disso, houve retração na utilização das outras tecnologias (cabo e DTH). Registros indicam 6,52 milhões de acessos via cabo contra 7,54 milhões de usos do DTH.

Além disso, o crescimento também pode ser explicado pela adição dos provedores menores à contagem, como o chamado Brisanet, que sofrem com a subnotificação. Esses dados começaram a ser contabilizados em agosto, mas não constavam em julho. Isso fez com que 83 mil acessos fossem acrescidos à conta.

Em contrapartida, as grandes operadoras também registraram 27 mil desligamentos de clientes no mesmo período.

Considerando a participação de mercado das operadoras, a Claro segue como líder no segmento, controlando 47,9% dos contratos contabilizados – isso equivale a 7,24 milhões de assinantes. Em segundo lugar, a Sky possui 4,66 milhões de clientes registrados em sua base. A terceira posição é da Oi, com 1,55 milhão de contratos fechados.

Via: Telessíntese

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital