Se arrependeu de uma compra na Black Friday? Saiba o que fazer

Redação01/12/2015 14h05, atualizada em 01/12/2015 14h22

20130925131808

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Black Friday brasileira foi realizada na última sexta-feira, 27, e movimentou R$ 1,5 bilhão em compras. Com tantas transações, é possível que alguns consumidores tenham se sentido lesados, ou se arrependeram de comprar algum produto por algum qualquer motivo.

O Código de Defesa do Consumidor prevê que um cliente pode se arrepender e desistir de uma compra até sete dias após receber o produto ou começar a utilizar um serviço, sem precisar se justificar. O valor total da transação, incluindo fretes e outras taxas, deve ser revertido ao consumidor.

Contudo, é importante ficar atento. Algumas lojas afirmam que não efetuam trocas ou devoluções de produtos em valor promocional, o que é contra o Código de Defesa do Consumidor. Um cliente arrependido tem o direito de cancelar a compra em até sete dias independentemente do que a empresa alegar.

A loja, porém, pode se recusar a efetuar um reembolso caso o arrependimento seja considerado desmotivado: por exemplo, se você comprou um celular com a traseira azul, mas prefere um com a traseira na cor preta. Nesse caso, a empresa tem o direito de impor condições ao cliente, desde que essas condições tenham sido informadas no momento da compra.

Clique aqui e confira outros direitos garantidos pela lei ao consumidor.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital