Para tentar alavancar as vendas de aparelhos 5G nos Estados Unidos, a Samsung lança nesta sexta-feira (19) uma nova versão do Galaxy A71 habilitada com conexão de quinta geração. Considerando outros aparelhos que também oferecem a tecnologia, esse é o mais barato disponível nas terras norte-americanas.
Com a chegada do dispositivo às lojas, a empresa planeja aumentar as vendas de smartphones no geral, já que houve uma queda significativa devido à pandemia do novo coronavírus. O valor de venda do aparelho é de US$ 599 (R$ 3.200 em conversão direta) – cerca de metade do preço original de lançamento da linha Galaxy S 5G nos EUA.
Além da tecnologia de conexão, o dispositivo conta com tela de 6,7 polegadas, processador Exynos 980, 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento, bateria de 4.500 mAh e quatro câmeras traseiras, sendo a principal de 64 Mp.
Mesmo antes da pandemia, os consumidores pareciam cautelosos em adquirir aparelhos com tecnologia 5G. Isso pode ser atribuído ao fato da cobertura ser, de certa forma, limitada e com menos opções de dispositivos habilitados em comparação com as redes antigas.
Aplicação do 5G
Novo aparelho da Samsung chega com a ideia de popularizar o 5G. Foto: Grupo Tellus
Até o início do ano, a tecnologia de quinta geração era exclusiva dos telefones considerados premium. O Galaxy S20 Ultra, por exemplo, oferece a funcionalidade aliada a quatro câmeras por US$ 1.400 (R$ 7.470 em conversão direta) nos EUA. A Huawei também possui um aparelho no mesmo nível, o Mate 20X, vendido a US$ 1.240 (R$ 6.620 em conversão direta).
A Samsung apostou muito alto no 5G, isso para ter os primeiros aparelhos do mercado com a tecnologia. Agora a empresa planeja recuperar todo o investimento com a popularização da conexão. No entanto, especialistas apontam que isso só deve ocorrer quando a Apple, maior rival da Samsung nos EUA, apresentar seu primeiro iPhone 5G – previsto para este ano.
Previsão para 2020
No ano passado, analistas do setor projetaram que a adoção do 5G teria um aumento significativo em 2020. A única coisa com a qual não contavam é que enfrentaríamos uma pandemia, que ocasionou o fechamento de lojas e fábricas, afetando diretamente as vendas de smartphones e, consequentemente, da popularização da tecnologia.
De acordo com dados da Strategy Analytics, empresa de pesquisa do setor, os envios de aparelhos às lojas caíram quase 20% no último trimestre em comparação com o ano anterior. Considerando apenas os números da Samsung, a empresa sofreu uma queda de mais de 18%.
Outro empecilho para a tecnologia é a questão da cobertura. Nos EUA, pelo menos por enquanto, ela ainda é bastante irregular, e as principais operadoras do país adotaram diferentes caminhos para fornecer a conectividade. Isso atrapalha a venda de aparelhos para os consumidores, que parecem estar bem cautelosos com uma mudança dessa magnitude.
Via: Wall Street Journal