Quando se fala da atual tecnologia para smartphones, o 5G é uma das primeiras coisas que vem à mente. Junto com câmeras de alta precisão, a nova conexão de dados é o diferencial dos modelos topo de linha. Portanto, uma maior velocidade pode significar um passo a mais para vencer a concorrência. E se velocidade é o que os usuários estão buscando, a Samsung está um passo a frente, já que bateu o recorde no quesito.
Utilizando condições extremamente controladas em laboratório, a empresa coreana conseguiu fornecer simultaneamente para dois aparelhos uma velocidade de 4,3 Gbps, totalizando 8,5 Gbps em uma rede única de acesso. Para atingir a marca, a Samsung usou técnicas UM-MIMO no espectro de 800 MHz mmWave.
Apesar de grande poder de velocidade e tempo de resposta, essa tecnologia de onda milimétrica se mostrou instável em termos de alcance e estabilidade da conexão. Uma fina folha de papel, por exemplo, foi capaz de interromper a conexão mmWave.
Muito falada, a tecnologia 5G ainda não chegou a muitos país. No Brasil, por exemplo, as conversas sobre o leilão que vai definir as empresas responsáveis pela instalação da rede ainda não terminaram. É esperado que a definição aconteça ainda em 2020, movimentando até R$ 20 bilhões.
Via: GSMarena