O governo do Reino Unido multou em US$ 24,2 milhões (cerca de R$ 130 milhões) uma das maiores redes de hotéis do mundo, a Marriott International, por uma violação de dados dos hóspedes. Em 2014, o sistema de uma sucursal, a Starwood, foi invadida por um grupo de hackers que coletou informações pessoais dos clientes.

De acordo com a autuação, o grupo de criminosos acessou o sistema da rede hoteleira e executou um malware que fez a coleta das credenciais do sistema. Desta forma, eles tiveram acesso ao banco de dados com informações pessoais dos hóspedes, como nome, e-mail, telefone e até número de passaporte.

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Ao todo, foram roubados dados de mais de 339 milhões de pessoas que passaram pelos hotéis da rede, sendo sete milhões destes só no Reino Unido.

Segundo o ICO (Comitê Britânico de Informações), na época do ocorrido, a empresa não atendia aos requisitos mínimos de segurança exigidos pela GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), a lei europeia de dados.

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Além disso, ainda segundo o comitê, mesmo depois do ocorrido, a rede também não implementou medidas técnicas ou organizacionais apropriadas para processar os dados dos clientes, conforme pede a mesma lei.

ReproduçãoO GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados) da Europa foi aprovado em 2016 e entrou em vigor em 2018. Foto: iStock

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Multa foi reduzida

O valor original da multa era de mais de US$ 130 milhões (cerca de R$ 700 milhões), mas foi reduzido depois que a empresa se prontificou em fazer melhorias na segurança e também por causa da perda econômica que teve durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Mesmo assim, essa é a multa de maior valor já emitida pelo ICO.

Para Elizabeth Denham, comissária de informação do Reino Unido, os dados de milhões de pessoas foram impactados devido à falha da Marriott e os próprios hóspedes tiveram que tomar medidas para proteger seus dados pessoais.

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“Quando uma empresa deixa de cuidar dos dados dos clientes, o impacto não é apenas uma possível multa, o que mais importa é o público cujos dados eles têm o dever de proteger”, afirmou a representante. 

A Starwood Hotels & Resorts Worldwide foi adquirida pela Marriott International em 2015, portanto, assumiu as multas que estavam em andamento, mesmo as anteriores à compra. 

Fonte: ZDNet