Processo consome até 450% da CPU de usuários do macOS Catalina

Utilizadores relatam problemas com versão 10.15.7 do sistema
Luiz Nogueira02/10/2020 20h01

20201002050532

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após a chegada da versão 10.15.7 do macOS Catalina, alguns usuários relataram que o sistema apresenta muita lentidão e alguns travamentos. Até então, a causa desses problemas era desconhecida. Agora, ao que parece, o defeito está em um processo do sistema operacional.

Trata-se do processo ‘accountsd’, um framework responsável pelo gerenciamento de contas externas que estão cadastradas no sistema. Ele faz com que não seja necessário digitar as credenciais sempre que o usuário fizer login em algum serviço.

Ao acessar o Monitor de Atividade, foi descoberto que o processo acusa níveis altíssimos de comprometimento do sistema. Em alguns casos, usuários relatam que sua utilização pode chegar a 450% – valor considerado anormal pelo tipo de serviço oferecido.

Reprodução

Usuários relatam lentidão e travamento após atualização. Foto: ms_pics_and_more/ Shutterstock

Com isso, obviamente, o computador pode ficar muito lento, já que o processo utiliza todo o poder de processamento do sistema – é impossível até mexer o cursor do mouse presente na tela.

Vale lembrar que o problema não é exclusivo da nova versão do macOS Catalina. Há anos falhas parecidas são encontradas. No entanto, não são tão frequentes e em larga escala como a atual. A questão é que, mesmo com várias reclamações sobre o problema, a Apple não se pronunciou oficialmente e nem lançou uma solução. Espera-se que, em breve, algum update corrija a falha.

Resolução temporária

Para solucionar a questão, mesmo que temporariamente, alguns usuários encontraram alternativas que parecem funcionar – pelo menos por enquanto.

A primeira delas consiste em apagar todas as contas presentes no Mac e depois cadastrá-las novamente. Para isso, basta ir até “Preferências de Sistema”, clicar em “Contas de Internet” e deletá-las. Por fim, reinicie o dispositivo.

Outra solução consiste em desabilitar o serviço que detecta automaticamente os ajustes de e-mail. O caminho para isso é: “Mail” > “Preferências” > “Contas” > “Avançado”. Por fim, a última dica é que o usuário faça logout no ID Apple do Mac, reinicie e computador e insira as credenciais novamente.

Via: MacMagazine

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital