Oppo X 2021: marca chinesa mostra primeiro celular com tela enrolável

Durante o evento Inno Day 2021, fabricante Oppo apresentou conceito de celular com tela enrolável e um novo modelo de óculos de realidade aumentada
Wellington Arruda17/11/2020 11h43, atualizada em 17/11/2020 11h55

20201117085232

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A fabricante chinesa Oppo realizou nesta terça-feira (17) o evento Inno Day 2021. Apresentando novidades para o futuro, a companhia demonstrou sua visão sobre os rumos da tecnologia e alguns novos conceitos. Entre eles, há o Oppo X 2021, o primeiro celular com tela enrolável, além de um novo modelo de óculos de realidade aumentada (AR).

O evento, diferente de outras fabricantes – como Apple, Samsung, Google –, foi realizado presencialmente com convidados, executivos, parceiros e a imprensa. A empresa citou medidas de prevenção contra a Covid-19, embora não tenha divulgado quantas pessoas estiveram presente.

O Oppo X 2021 é apenas um conceito, mas intriga por toda engenharia aplicada. Ele possui uma tela OLED enrolável com continuidade – é possível aumentar ou diminuir a tela enquanto os aplicativos se ajustam. Ele usa um motor de força proprietário que expande o display de 6,7 para até 7,4 polegadas.

Reprodução

Oppo X 2021 traz uma “placa 2 em 1” que protege a estrutura com um formato de “pente” e não cria divisões entre a tela. Imagem: Oppo/Divulgação

Tela sem divisórias

Um detalhe no conceito é que não há um vinco no meio do display. Esse efeito é encontrado no Galaxy Z Fold 2, por exemplo. A Oppo cita que o dispositivo foi produzido a partir de 117 patentes, sendo 12 delas relacionadas ao mecanismo de rolagem da tela.

Esse mecanismo de força é composto por dois motores. Eles geram “força constante para desdobrar o dispositivo de maneira uniforme, garantindo que o display não seja danificado durante o processo”. A marca também cita que essa tela pode ser ajustada no tamanho que o usuário quiser, e não apenas em dois estados (dobrado e desdobrado).

Para tornar o projeto funcional, a Oppo também criou o Warp Track. A tecnologia cria uma camada laminada com 0,1 mm de espessura em sua parte mais fina. Assim, quando a tela é desenrolada, essa camada protege a tela de possíveis rupturas. Os componentes internos também ficam protegidos por causa da moldura deslizante.

Oppo AR Glass 2021

Uma das novidades do evento foi o Oppo AR Glass 2021. A versão atualizada dos óculos de realidade virtual tem estrutura aproximadamente 75% mais leve do que o conceito demonstrado em 2019. Ele também tem desempenho 40% melhor na CPU e GPU.

Nos óculos, a Oppo cita que há a tecnologia óptica Birdbath, que aumenta o brilho em 98% e pode criar uma experiência uniforme de visualizar uma tela com 90 polegadas de tamanho a três metros de distância.

Reprodução

Fabricante vai fornecer SDK dos novos óculos para que desenvolvedores criem projetos em conjunto. Imagem: Oppo/Divulgação

Eles possuem sensores de câmera fiesheye, ToF (Time of Flight) e uma câmera RGB. O conjunto deve capturar melhor o ambiente ao redor e fornecer mapeamento espacial em 3D. Entre os recursos disponíveis, o novo AR Glass 2021 é capaz de mapear 21 pontos de cada mão para que os controles sejam mais suaves.

Os novos óculos também podem ser conectados ao Oppo Find X2 via USB-C. Assim, o desempenho é melhorado por causa do processador Snapdragon 865 do celular.

Já o último conceito apresentado hoje foi do aplicativo CybeReal AR. Ele usa tecnologia baseada em cálculo espacial em tempo real para que o usuário possa navegar utilizando mapas com o celular. O Google Maps conta com uma tecnologia semelhante chamada de Live View.

Wellington Arruda é editor(a) no Olhar Digital