A OnePlus reconheceu oficialmente que a atualização de sistema operacional recebida por alguns usuários dos celulares 8 e 8 Pro causaram perda total dos dados nos telefones. A falha está na versão Open Beta 3 do OxigenOS 11.
A atualização de software começou a ser distribuída em modelo over the air (OTA) desde o final de outubro. Diversos usuários registraram, no entanto, que realização da mudança de versão acarretou a perda de todas as informações guardadas no telefone.
Usuários dos modelos OnePlus 8 e 8 Pro recebem três tipos de atualização da OxygenOS 11: as versões Open e Closed Beta e uma versão Stable. Cada versão representa um estágio de evolução do sistema operacional, e diferentes usuários aceitam participar testes de versões beta.
Neste caso, usuários que deveriam receber a versão Open Beta do Software foram atualizados para uma Stable, que equivocadamente formatou os aparelhos para os padrões de fábrica.
OxygenOS equipa os aparelhos OnePlus 8 e 8 Pro. Foto: sdx15/Shutterstock
Depois de alguns dias, a OnePlus respondeu os usuários em um fórum da marca, explicando o caso. “Parece que alguns usuários estão relatando o recebimento da atualização Stable sobre o Open Beta 3, levando a uma limpeza completa dos dados. Essas informações já foram compartilhadas com a equipe de software para que possam ser verificadas e tratadas. Enquanto isso, se você receber uma atualização OTA, confirme duas vezes se é uma atualização do Open Beta. Se não estiver, NÃO instale.”, afirmou.
Nota Oficial
Na última segunda-feira (9), a OnePlus se pronunciou oficialmente, informando que o envio do software foi errôneo e indicou seus usuários a fazer um backup prévio à atualização, e não realizá-la caso a versão do software esteja indicando o sistema Stable. Diz a nota:
“Na sexta-feira, 6 de novembro, uma atualização de software estável (11.0.1.1) foi inadvertidamente enviada para um número limitado de dispositivos OnePlus 8 e 8 Pro executando nosso software Open Beta. Alguns desses testadores beta que reinicializaram seus dispositivos após a instalação da atualização relataram uma perda total de dados.
Imediatamente após sabermos disso, interrompemos a implementação desta atualização e fornecemos uma solução para aqueles que instalaram a atualização, mas ainda não reinicializaram seus dispositivos para garantir que manteriam seus dados. Esses usuários beta abertos podem instalar um arquivo APK conforme as instruções da Comunidade OnePlus e poderão reiniciar seus dispositivos sem perder dados.
Pedimos sinceras desculpas a qualquer um de nossos testadores beta que foram afetados e estamos trabalhando ativamente para melhorar esse processo no futuro.”
Fonte: Android Central