A Netflix anunciou nesta quinta-feira, 14, um aumento na mensalidade de sua plataforma de streaming pela primeira vez de 2017. O reajuste chega a até R$ 8 por mês dependendo do plano escolhido pelo consumidor, mas é quando olhamos os percentuais dos reajustes que vemos algumas coisas interessantes.
Vamos levar em consideração para este texto o IPC-A (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o índice que mede a inflação acumulada em um determinado período. Entre junho de 2017, quando foi anunciado o último reajuste da Netflix, e fevereiro de 2019, o último mês a ter seu índice de inflação aferido, a inflação acumulada ficou em cerca de 6,10%.
É interessante notar que todos os reajustes estão consideravelmente acima desse índice:
Plano | Preço antigo | Preço novo | Reajuste |
Básico | 19,90 | 21,90 | 10,05% |
Padrão | 27,90 | 32,90 | 17,92% |
Premium | 37,90 | 45,90 | 21,10% |
E se a Netflix reajustasse os preços seguindo apenas o IPC-A?
Plano | Preço antigo | Preço seguindo o IPC-A |
Básico | 19,90 | 21,10 |
Padrão | 27,90 | 29,60 |
Premium | 37,90 | 40,20 |
O curioso é que em 2017, quando houve o último aumento, o Olhar Digital também observou a questão da inflação. O reajuste anterior havia sido dois anos antes, em 2015, e a inflação acumulada era de 12,36% no período, mas o aumento de preços tanto para o plano padrão quanto para o premium ficou acima de 20%.
E se o preço da Netflix seguisse apenas a inflação desde 2015? Neste caso, a inflação acumulada entre junho de 2015 (quando foi anunciado o aumento) e fevereiro de 2019 é de 23,40%. Confira como ficariam os preços:
Plano | Preço em 2015 | Preço atual com IPC-A desde 2015 |
Básico | 16,90 | 20,85 |
Padrão | 19,90 | 24,55 |
Premium | 26,90 | 33,20 |
É claro também que existem outros fatores para justificar o aumento de preço que vão além da inflação. De lá para cá, a Netflix começou a investir pesadíssimo na produção de conteúdo original, e isso tem um custo, que acaba repassado para o consumidor. A empresa gastou US$ 12 bilhões na produção de conteúdo próprio ao longo de 2018, e a estimativa dos analistas de mercado é que esse valor possa subir para US$ 15 bilhões em 2019. Também é necessário notar que, de lá para cá, a Netflix também passou a ser tributada com o ISS no Brasil, o que provavelmente ajuda nos reajustes acima da inflação, ainda que a empresa tenha prometido que não repassaria esse custo ao consumidor.
A justificativa oficial da empresa para o reajuste é simples. “Mudamos nossos preços de tempos em tempos para continuar investindo no melhor do entretenimento, além de melhorar a experiência da Netflix para nossos membros no Brasil”, disse a Netflix em comunicado.