Novos sensores de imagem da Sony têm inteligência artificial integrada

Tarefas como o reconhecimento de pessoas ou objetos podem ser realizadas localmente, sem necessidade de um servidor externo, o que reduz a latência e traz ganho de privacidade
Rafael Rigues14/05/2020 17h42

20190527011257

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Sony anunciou o lançamento de dois novos sensores de imagem para câmeras de vídeo, equipados com tecnologia de inteligência artificial embarcada. Com isso eles poderão realizar tarefas de análise ou processamento de imagens que, atualmente, requerem um computador externo.

Chamados de “Intelligent Vision Sensor” (sensor com visão inteligente), os modelos IMX500 e IMX501 tem resolução de 12,3 MP e são capazes de realizar tarefas “leves” de IA, como o reconhecimento ou contagem de objetos. Uma vantagem da inteligência artificial embarcada é que ela possibilita a análise de imagens em tempo real, sem o atraso na transferência para um servidor. Também há um ganho de privacidade, já que os dados não precisam deixar o dispositivo onde foram capturados, além da capacidade de trabalhar offline.

Reprodução

Um exemplo de uso, adequado aos tempos atuais, seria uma câmera que conta quantas pessoas entram numa loja e alerta os funcionários caso uma delas não esteja usando uma máscara. Em outro, os sensores poderiam monitorar as prateleiras de uma loja e avisar quando um item acaba.

Segundo Mark Hanson, vice-presidente de tecnologia e inovação empresarial da Sony, amostras do IMX500 já foram entregues a parceiros da empresa, e o IMX501 estará disponível em junho.

Fonte: Engadget

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital