A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (28) um novo serviço para apoiar o desenvolvimento de redes 5G de operadoras móveis. O Azure for Operators vai oferecer soluções de computação em nuvem que, segundo a companhia, prometem reduzir custos de investimento e subsidiar a inovação no setor de telecomunicações.

Como o nome já indica, os recursos serão integrados à plataforma Microsoft Azure. Em comunicado, a gigante de tecnologia destacou que ferramentas de inteligência artificial e machine learning devem ajudar operadoras a automatizarem suas atividades.

A nova plataforma conta com tecnologias de arquitetura baseadas em serviços, redes definidas por software (SDV) e virtualização de funções de rede (NFV). A proposta é levar mais soluções para operadoras e atender as demandas das empresas “onde elas estiverem”, seja na ‘borda’ das companhias, em sistemas de rede ou na nuvem.

Reprodução

Azure for Operators vai oferecer serviços de computação em nuvem, iplataformas de borda, interconectividade e funções de rede. Na imagem, os servidores do Microsoft Azure. Foto: Microsoft Divulgação

“Uma infraestrutura híbrida e de superescala fornecerá às operadoras a agilidade necessária para inovar rapidamente e experimentar novos serviços 5G em uma rede programável”, diz o comunicado, assinado pelo vice-presidente do Microsoft Azure, Jason Zander.

A Microsoft destaca que o projeto recebe apoio de recentes aquisições da companhia. Em março, a empresa desembolsou cerca de US$ 1,35 bilhão para comprar a Affirmed Networks, uma organização especializada em computação de borda para dispositivos móveis. Em maio, a fabricante do Windows comprou a Metaswitch, que fornece softwares de comunicação em nuvem para mais de 750 operadoras.

Entre os diferencias do Azure for Operators, segundo a Microsoft, configura a capacidade da plataforma de promover a interconexão de redes de operadoras em todo o mundo, dentro do próprio serviço. A empresa diz que possui mais de 170 pontos de conexão espalhados pelo globo e que mais de 200 empresas do setor já utilizam serviços do Azure.

A companhia ainda ressalta que a plataforma inclui suporte para atividades de voz e gestão de núcleo de dados. A Microsoft ainda espera impulsionar o desenvolvimento de dispositivo IoT (Internet das Coisas) com o serviço Azure IoT Center, que “permite aos clientes criarem um aplicativo em segundos, personalizá-lo em horas, e iniciar a produção no mesmo dia”.

Via: Microsoft