A LG parece estar seguindo os passos da Apple e oferecerá o celular de duas telas G8X sem o carregador em caixa durante uma promoção do e-commerce indiano Flipkart. A confirmação veio pela própria fabricante, ao ser questionada sobre o fato por um usuário no Twitter.

O aparelho, que conta com processador Snapdragon 855, tem preço oficial de 49.999 rúpias indianas (algo em torno de US$ 682 ou, na conversão direta, R$ 3.844,23). Em comemoração à promoção “Billion Day Sale” que celebra o bilionésimo dia de atividades da loja, a Flipkart reduziu esse valor em cerca de 50% – porém, o adaptador de viagem (a “tomada” que compõe um kit de carregamento de bateria) não vem junto do smartphone e deve ser adquirido separadamente. A LG ainda confirmou que a venda não se trata de um aparelho semi-novo e nem tampouco consertado e renovado, mas sim um modelo completamente novo.

publicidade

A medida encontra similaridades com um assunto que vem sendo discutido desde o começo desta semana, quando a Apple anunciou o novo iPhone 12, que conta com quatro variações distintas, mas todas elas também virão sem o carregador. A ação rendeu memes e até satirizações de empresas concorrentes, como a Xiaomi.

Ao contrário da empresa de Cupertino, porém, a informação vinda da LG pegou muitos de surpresa, considerando que o LG G8X é um smartphone lançado no segundo semestre de 2019 e, à época de sua chegada, veio com kit completo de recarga e fone de ouvido. Até o momento, nem a fabricante sul-coreana, nem a loja informaram se isso será uma medida permanente ou trata-se apenas de uma ação voltada para o período promocional da Flipkart.

publicidade

Você pode não gostar, mas não é ilegal

A prática de oferecer o adaptador de tomada separadamente do smartphone pode ser até nova, mas não é uma prerrogativa ilegal. Embora houvesse quem acusasse a Apple, no começo da semana, de promover “venda casada”, especialistas ouvidos pelo Olhar Digital revelaram que não se trata de uma ação ilícita e, portanto, é decisão da empresa controlar os itens que vêm dentro de uma embalagem:

“A prática de vender aparelhos de telefone celular acompanhados de acessórios – tais como carregadores e fones de ouvido – é tão comum que, aos olhos dos consumidores, parece ser uma regra enquanto, na verdade, é uma praxe do mercado”, afirma Mônica Villani, sócia do escritório Mônica Villani Advogados. “Por esta razão, é possível a comercialização do aparelho de telefone celular somente com o cabo carregador compatível, ou seja, desacompanhado da respectiva fonte de alimentação”.

publicidade

Reprodução

O smartphone de tela dupla Lg G8X: modelo será vendido em promoção de loja indiana sem o carregador. Imagem: LG/Reprodução

publicidade

O advogado Sergio Mirisola Soda, sócio do escritório Lopes Domingues Advogados, concorda com essa percepção: “neste caso o consumidor não estará obrigado a adquirir o carregador da Apple para comprar seu aparelho celular, tampouco será obrigado a adquirir da Apple o aparelho de carregamento”.

“Ilegalidade haveria se uma aquisição dependesse necessariamente da outra, em caráter vinculante”, o advogado continua. “A prática casada vedada pelo CDC é aquela que retira do consumidor a prerrogativa da livre escolha, como se um produto não pudesse ser adquirido sem o outro, ou se um produto não tivesse finalidade sem o outro. Mas esse não parece ser o caso”.

Fonte: Gizchina