Como você terá sucesso no Tinder sem realmente tentar? Alguns solteiros  de Nova Iorque, EUA, descobriram: eles pagam a um “ghostwriter de namoro” para fazer o flerte para eles.

É isso mesmo, senhoras e senhores. Se você está em NY e buscando por alguém no Tinder, a próxima vez que um cara te mandar aquela tirada particularmente charmosa e espirituosa, considere a possibilidade de que ela tenha sido escrita por uma mãe de dois filhos de 41 anos de idade, casada no Upper West Side, como  Meredith Golden

Golden é uma mãe nova-iorquina, que trabalha como uma dessas consultoras, por conta própria, e usa suas habilidades pessoais para lidar com a sedução online. Por US$ 300 (R$ 1.129) ela cria seu perfil. Por US$ 600 (R$ 2.259), faz um diagnóstico de sua personalidade e comportamento e explica por que você não está conseguindo nada.

E por US$ 2.000 (R$ 7,5 miç) por mês, ela oferece o pacote completo: você responde a um questionário, passa por algumas entrevistas e ela cuida do aplicativo no restante do tempo, respondendo as perguntas, puxando conversa e após acompanhar tudo com o clientes, então marca os encontros.

E ela é tão competente nesse trabalho de ghostwriter de encontros que consegue gerenciar cerca de 12 contas diferentes ao mesmo tempo.

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Do tratamento personalizado ao namoro em bloco

Há também empresas que oferecem esses serviços, por meio de reuniões, utilizando manuais que mesclam psicologia e marketing e onde as diferentes interações são sistematizadas. Se a garota do perfil tiver palavras-chave como “mergulhar em um relacionamento”, “sinceridade” ou “flores”, a ViDA procura construir frase “quebra-gelo” preconcebidas usando esses termos, para garantir um início de conversa.

Se a jovem não telefonar em 30 interações, a “correspondência” é considerada ineficaz com base no custo do tempo e é abandonada. O custo do acompanhamento do processo e das interações é de US$ 1.700 por mês.

Do perfil falso à comercialização

Antes, não era incomum encontrar imitadores de personalidade que brincassem com as emoções dos internautas em longas conversas de chat, havendo alguns casos de golpes com objetivos econômicos.

Anos após usando esses aplicativos em um mundo digital feroz, empresas sólidas, com número no cadastro mercantil, se dedicam à troca de afetos em que, seus usuários, devido à falta de tempo, ou problemas de se comunicar em um encontro, precisam de uma ajuda.

Apesar de se passarem por outra pessoa, acabam fazendo a “coisa certa”, ensinando pessoas, tanto em comportamento, como em atitudes e também mostrando como não ser inconveniente ao conhecer alguém.

Além disso, há muitas dicas para pessoas ingênuas. No caso da consultora Meredith Golden, do início dessa história, ela informa que assessorou uma cliente para não responder a homens que insistem em conversar no chat no fim da tarde e já marcarem um encontro para a noite. “Definitivamente, esse tipo de homem está dentro da estatística daqueles que só querem uma transa”, afirma ela.

E para você ver o potencial desse mercado, as estatísticas não mentem: nos Estados Unidos, um em cada três novos casais se conheceram pela internet.

Fontes: NYT , Xataka, The Cut

E você, o que acha desses novos consultores de relacionamentos online? Deixe seus comentários abaixo.