iPhone antigo? Você tem até hoje para evitar a perda de várias funções

Atualização é obrigatória, já que uma falha no sistema GPS fará com que recursos como a App Store, iCloud, email, e até mesmo a navegação na web parem de funcionar em 3 de Novembro
Rafael Rigues29/10/2019 19h05, atualizada em 29/10/2019 19h10

20190723124745-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Sabemos que muitos usuários, especialmente aqueles que tem dispositivos mais antigos, preferem aplicar a máxima de “em time que está ganhando não se mexe” e não atualizar seus aparelhos. E há motivos legítimos pra isso, como manter a compatibilidade com softwares antigos ou evitar problemas com lentidão ou consumo excessivo de bateria.

Mas se você ainda tem um iPhone 5 com uma versão do iOS 10 anterior à 10.3.4 (lançada em julho passado), você não vai escapar de ao menos mais uma atualização. A Apple emitiu um comunicado em sua área de suporte, afirmando que a atualização para esta versão antes de 3 de Novembro de 2019 é necessária se você quiser que seu iPhone continue conseguindo obter informações de hora e data precisas usando o GPS.

Sem ela, seu aparelho não conseguirá usar qualquer recurso que dependa delas para funcionar, entre eles a App Store, iCloud, email, e até mesmo a navegação na web. Mesmo que você acerte a data e hora do sistema manualmente. Isso porque as informações obtidas via GPS são usadas como uma ‘referência universal’ por estes apps.

Mas este não é um caso da Apple sendo “má” e “forçando” os usuários a atualizar um aparelho para deixá-lo lento e forçar a compra de um novo iPhone daqui a alguns meses, como alguns sites vem noticiando. A atualização é realmente necessária pois corrige uma problema no design do sistema GPS chamado “GPS Week Number Rollover”, que acontece a cada 1024 semanas ou 19,7 anos. O sistema GPS armazena o número da semana atual em um número binário de 10 dígitos, que pode armazenar valores de 0 a 1023. Quando a semana 1024 chega, o contador volta a zero.

Se o software não estiver ciente desta virada no contador, pode acabar definindo a data e hora do sistema para 20 anos atrás. O problema pode afetar qualquer aparelho que use o GPS, e começou a se manifestar em Abril deste ano: o sistema de gerenciamento de vôo e navegação da Honeywell, usado em várias aeronaves, causou atrasos em um vôo da companhia holandesa KLM e o cancelamento de vários vôos na China por causa de equipamentos não atualizados.

No caso dos iPhone 5, o problema se manifestará a partir do meio-dia de 3 de Novembro de 2019. Por isso é necessário atualizar seu aparelho antes desta data, para que tudo continue funcionando. A atitude da Apple pode ser considerada louvável: afinal, não são todos os fabricantes que suportam um aparelho que foi lançado sete anos atrás.

Fonte: Apple

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital