Sistemas de GPS podem sofrer um reset a partir desta sexta-feira e causar confusão. Entenda

Segundo relatório do governo norte-americano, uma atualização programada pode causar grandes erros de navegação
Redação04/04/2019 21h52, atualizada em 05/04/2019 10h00

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Os sistemas de navegação GPS fazem parte do cotidiano da população há um bom tempo, com participação cada vez maior nas nossas vidas desde a chegada dos smartphones. Porém, neste final de semana, é bom procurar evitá-los. Isso porque uma programada atualização operacional, marcada para o próximo sábado (dia 6 de abri), às 20:59:42 no horário de Brasília, pode causar alguns probleminhas no seu funcionamento do sistema de navegação em questão.

O sinal de mensagem dos sistemas GPS armazena informações de data e hora de um jeito um tanto complexo, sem ler os períodos diretamente no formato convencional dia/mês/ano. Ele contém esses dados na forma de um contador sequencial de semanas, que representa o número de semanas que se passaram desde uma data de referência – no caso, 6 de janeiro de 1980 – contabilizando também a quantidade de segundos passados dentro da semana em curso. Só então essas informações são convertidas para o modo convencional, já nos dispositivos usuários do GPS.

E o problema nisso tudo é que existe uma limitação no campo de dados para o contador de semanas: ele só registra um total de 1.024 semanas, da semana 0 até a 1.023. Ou seja, no final da semana 1.023, exatamente o que estamos agora, o numerador precisa renovar sua contagem e recomeçar do zero. Acontece que esse reboot não acontece de forma muito tranquila e, provavelmente, desorientará os sistemas de GPS mundo afora.

É bom ligar o alerta

Segundo um informe do Departamento dos Transportes dos EUA, há uma recomendação especial para que os usuários de GPS para aviação esperem até o evento ser tratado adequadamente por sistemas de aviação certificados. As atualizações nos sistemas de usuário, nesse caso, serão controladas devidamente pelo governo norte-americano, que detém a operação da constelação de GPS. No entanto, a existência de equipamentos não-certificados não pode ser descartada.

A Divisão de Aviação também divulgou uma série de recomendações para reduzir os danos desse processo para usuários e também, operadores. Algumas são específicas para o transporte aéreo, mas vale ficar de olho:

  • Revise os manuais de operações do GPS ou entre em contato com seus fabricantes de avião para determinar o status de compatibilidade do seu dispositivo GPS e ações necessárias para garantir a operação adequada;
  • Durante e após o evento de 5 a 6 de abril, mantenha-se em alerta para quaisquer anomalias de GPS e esteja preparado para usar formas alternativas de navegação, se necessário;
  • Relatar os detalhes de qualquer anomalia de substituição do GPS ao fabricante do dispositivo, por exemplo.
Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital