A fabricante chinesa de smartphones Huawei garantiu nesta semana que sua loja de aplicativos contará com as principais redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. Os apps estarão disponíveis em breve em sua Play Store alternativa.
Quem declarou a novidade foi o próprio CEO da divisão móvel da Huawei, Richard Yu, em entrevista concedida à GadgetMatch na segunda-feira (24). No entanto, Yu não especificou uma data para isso.
At a press briefing with Huawei Mobile CEO Richard Yu. I asked him about the absence of the world’s most essential apps on Huawei’s Play Store alternative – App Gallery (Twitter, Instagram, Facebook) he says believes they will be available soon. pic.twitter.com/Ch1lP2xJde
— Michael Josh (@michaeljosh) February 24, 2020
O anúncio foi feito para atrair mais consumidores ocidentais. Atualmente, os celulares da empresa possuem, em sua maioria, aplicativos voltados para o público chinês, desconhecidos de grande parte das pessoas em outros países.
Impasse com os EUA
A Huawei vem sofrendo desde maio de 2019 com a proibição de suas vendas nos Estados Unidos. Acusada de ajudar o governo da China a espionar seus usuários, a empresa não tem a licença para usar o sistema operacional Android.
Desde então, a companhia trabalha com um sistema operacional próprio como alternativa aos serviços do Google, o Huawei Mobile Services. Dentre os aplicativos do sistema, estão Huawei Cloud, Huawei Browser, Huawei Wallet e AppGallery – este último um substituto da Play Store. Disponível na China há muitos anos, o AppGallery ainda oferece pouco conteúdo destinado a consumidores de fora do país asiático.
Isso quer dizer que diversos aplicativos populares mundialmente não estão inclusos nos smartphones Huawei – caso de Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, a empresa também está proibida de produzir celulares que já saiam de fábrica com apps de propriedade do Facebook instalados (WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram).
A falta desses aplicativos pode ser uma dificuldade a mais para a empresa na hora de conquistar novos clientes nos países ocidentais. Apesar disso, a Huawei se vangloria por ter lançado “uma das três principais lojas de aplicativos do mundo, atendendo a mais de 600 milhões de usuários de dispositivos Huawei em mais de 170 países/regiões, com uma rica seleção de aplicativos globais e locais”.
Via: Gizchina