Incêndios deixam céu de San Francisco com visual de ‘Blade Runner’

Vídeo com trilha sonora do filme chegou a ser usada em um vídeo que viralizou; fumaça e cinzas levadas pelo vento bloquearam a luz do sol
Bruno Felix14/09/2020 19h06, atualizada em 14/09/2020 21h07

20200914051054

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As imagens dos incêndios florestais que atingem a região da Costa Oeste dos Estados Unidos impressionam pela destruição, mas um vídeo em particular tem chamado a atenção por mostrar o panorama da cidade de San Francisco com um ar pós-apocalíptico, com direito à trilha sonora do filme “Blade Runner 2049”. O conteúdo foi publicado no YouTube no dia 9 de setembro, e já teve mais de 800 mil visualizações.

As cenas mostram a região com um céu alaranjado, graças às chamas que têm se intensificado nas últimas semanas. Ventos fortes têm espalhado fumaça e cinzas das áreas florestais para as zonas urbanas, bloqueando a luz do sol e transformando o dia em noite. Até mesmo a famosa ponte Golden Gate, marco turístico da cidade, ficou em meio à nuvem laranja.

Ponte Golden Gate em meio ao céu alaranjado causado por incêndios florestais. Crédito: hkalkan/Shutterstock

Ponte Golden Gate em meio ao céu alaranjado causado por incêndios florestais. Crédito: hkalkan/Shutterstock

O vídeo original foi postado pela conta DoctorSbaitso, e capturando com um drone DJI Mavic Air 2 por volta das 11h da manhã. A imagem foi então repostada no canal de outro usuário, terrythethunder, com a música “2049”, de Hans Zimmer, de fundo. Nos comentários, várias mensagens ressaltaram a semelhança com o visual do filme do diretor Denis Villeneuve, enquanto outras destacaram que a tonalidade remetia à superfície de Marte.

A beleza cinematográfica do vídeo, no entanto, é interrompida pelos números da tragédia. Mais de meio milhão de pessoas foram ordenadas a evacuar a região compreendida entre os estados de Califórnia e Oregon, atingida por cerca de 100 incêndios. Dois mil quilômetros da costa estão cobertos por fumaça, segundo imagens de satélite. Até o momento, foram confirmadas 19 mortes e pelo menos 20 pessoas estão desaparecidas.

No Oregon, considerado o epicentro dos incêndios, mais de mil casas foram destruídas e localidades como Detroit, Blue River, Vida, Phoenix e Talent foram totalmente devastadas. O Governo do Estado pediu que fosse declarada situação de emergência nacional, enquanto luta para enfrentar uma onda de calor recorde. A Califórnia, por sua vez, fechou espaços naturais protegidos e já registrou mais de um milhão de hectares queimados nesta temporada de incêndios.

Fonte: El País

Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Felix é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital