Homem cria ‘engarrafamento’ no Google Maps com carrocinha e 99 smartphones

Em vídeo, é possível ver as ruas saindo de verde para vermelho no aplicativo de navegação do Google, enquanto o homem passeia livremente com sua carga de celulares
Renato Mota03/02/2020 14h50

20200203115745

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Truques para “sabotar” aplicativos de trânsito não são novidade. O Waze, por exemplo, já sofreu bastante com usuário reportando acidentes e blitz falsas para “limpar” as ruas no seu caminho no horário de rush. Mas esse alemão foi além.

Simon Weckert criou um “hack” para simular engarrafamentos no Google Maps. Na verdade, ele se aproveita do funcionamento do próprio sistema e carrega uma carrocinha com 99 smartphones para simular uma grande concentração de carros numa rua. Ele mostrou o efeito disso em um vídeo, no qual é possível ver ruas livres mudando de cor no mapa, de verde para vermelho.

O Google Maps usa a quantidade de pessoas logadas no aplicativo para identificar áreas de tráfego pesado ou tráfego lento. Quanto mais pessoas usam o Google Maps em uma área, pior o tráfego provavelmente e, por sua vez, o Google muda a cor da rua para mostrar isso. Se as coisas ficarem ruins o suficiente, o app encontrará outra rota para seus usuários.

O Waze realmente encurta a viagem? Fizemos o teste

Aí vem Simon e sua carrocinha. Enquanto caminha pela rua, o Google reconhece a alta concentração de “usuários” e o “tráfego” lento, marcando a rua como tendo um engarrafamento. Na prática, isso faz com que outros motoristas na área que usavam o Google Maps fossem redirecionados para evitar o “tráfego” causado pela brincadeira.

O homem levou sua coleção de smartphones até para a frente dos escritórios do Google em Berlim para criar o congestionamento de tráfego virtual. Felizmente, o Google tomará medidas para evitar esse tipo de coisa no futuro, já que isso provavelmente pode ser explorado por usuários mal-intencionados.

Via: 9to5Google

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital