O Google retirou de circulação um aplicativo criado por integrantes do grupo Talibã da Play Store. Segundo a empresa, o “Pashto Afghan News” continha linguagem ofensiva e discurso de ódio, o que não é permitido pelos termos da companhia. A remoção ocorreu dois dias após o app estrear na plataforma de vendas.
O programa permite que os usuários acessem sites ligados ao grupo político e que estão disponíveis em cinco idiomas, incluindo inglês e árabe. O objetivo da ferramenta é ajudar o grupo a competir com o Estado Islâmico no recrutamento de pessoas interessadas na causa defendida.
Mesmo com a agilidade do processo, a inclusão do programa na loja, ainda que por pouco tempo, levanta questões sobre os métodos de análise para avaliar se um aplicativo pode ou não fazer parte do catálogo da Play Store.
Para a Bloomberg, Zabihullah Mujahed, porta-voz do grupo, esclareceu que o programa foi retirado por conta de “problemas técnicos”. Já ao The Guardian, o Google afirmou que não comenta casos específicos e disse que o aplicativo foi removido por não respeitar as políticas da empresa.
-> Google Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Android