O Android é o sistema operacional mais usado no planeta, considerando todas as plataformas. Uma nova marca que dá as dimensões de quão popular é o software foi alcançada neste fim de semana, com o primeiro aplicativo da história superando a marca de 5 bilhões de downloads no Google Play.
É o Facebook? É o Gmail? O WhatsApp? Não, como reparou o site 9to5Google, o campeão de downloads na loja é o Google Play Services, o que justamente serve para dar uma dimensão da popularidade do Android.
Se você conhece o básico sobre o sistema operacional, sabe que o Google Play Services não é o tipo de app que as pessoas baixam voluntariamente entrando na loja. Não, ele é ativado junto com seu celular assim que você o tira da caixa ou após fazer um reset de fábrica. Ou seja: cada ativação é um download no Google Play.
Assim, o número também faz sentido quando comparado com o anúncio, feito durante o Google I/O pela empresa, de que já há 2 bilhões de usuários mensais ativos do Android. A discrepância, claro, se deve ao fato de que vários aparelhos ativados já não são mais usados por vários motivos.
O Google Play Services foi introduzido no Android em 2012 como uma forma de proporcionar ao Google um pouco mais de controle sobre o sistema operacional, permitindo que vários aplicativos funcionem normalmente em múltiplas versões do Android, solucionando o problema de atraso nas atualizações de software do ecossistema do Google. Você pode entender em mais detalhes neste link.
-> Google Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Android
-> Como resolver os principais erros da Play Store