Um documento interno do Google aponta que a empresa pretende anunciar um smartphone dobrável da linha Pixel no último trimestre de 2021. As informações são do 9to5Google, que diz ter encontrado referências a futuros dispositivos em uma lista da companhia com menções a todos os aparelhos da linha Pixel desde o Pixel 2.
O veículo afirma que o documento atribui codinomes a celulares ainda não apresentados oficialmente pelo Google e que um dispositivo apelidado de “Passport” é explicitamente associado como um celular dobrável. O site diz ainda que a lista menciona o Pixel 5A e prevê o lançamento do aparelho no segundo trimestre de 2021.
Segundo o 9to5Mac, as apresentações de outros dois aparelhos apelidados de “Raven” e “Oriole” estão programadas para o quarto trimestre de 2021. O site suspeita que os codinomes fazem referência a modelos Pixel 6. Por fim, a lista também menciona o Pixel 4A 5G e o Pixel 5, que foram pré-anunciados junto ao lançamento do Pixel 4A, nesta segunda-feira (3).
Embora o vazamento alimente expectativas sobre novos modelos de smartphones do Google, a ideia de que a companhia trabalha em um celular dobrável não é nova.
Smartphone Pixel 4A. Imagem: Divulgação/Google
Em 2019, o líder de desenvolvimento do Google Pixel, Mario Queiroz, revelou durante a conferência de programadores I/O que a companhia já trabalhava há muito tempo na tecnologia de smartphones dobráveis. O executivo ressaltou, no entanto, que a empresa ainda avaliava que não havia uma clara demanda de uso por esse tipo de aparelho.
Pelas informações do 9to5Google, contudo, parece que o Google finalmente tem intenções de ir além da prototipagem e disponibilizar um smartphone resultante do seu extenso trabalho para o consumidor final.
Galaxy Z Fold 2
Enquanto crescem as expectativas sobre um futuro foldable do Google, a Samsung anunciou nesta quarta-feira (5) o Galaxy Z Fold 2. O celular dobrável apresenta uma tela externa maior e uma dobradiça remodelada em comparação ao seu modelo antecessor. O display interno tem 7,7 polegadas e 120Hz de taxa de atualização, enquanto a tela externa conta com 6,23 polegadas e 60Hz de taxa de atualização.
A Samsung também introduziu furo central para abrigar as câmeras frontais do dispositivo. O Fold 2 é equipado com uma lente para selfies com o dispositivo fechado de 10 MP e outra para selfies com o aparelho aberto, também de 10 MP. Na parte traseira há três câmeras: um sensor ultra-wide de 12MP, um sensor wide de 12 MP; e uma lente teleobjetiva de 64 MP.
Via: The Verge