Google lança nova forma para adquirir assinaturas na Google Play

Será possível assinar aplicativos sem a necessidade de instalá-los
Luiz Nogueira18/06/2020 15h04, atualizada em 18/06/2020 15h06

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Recentemente, o Google lançou a versão beta do Android 11 em conjunto com atualizações para as ferramentas dos desenvolvedores Android. No entanto, essas não foram as únicas mudanças da empresa. Foi divulgado silenciosamente uma alteração significativa na forma como os usuários adquirem assinaturas de aplicativos.

A companhia confirmou que alguns desenvolvedores começaram a testar um novo recurso que permite que os consumidores comprem assinaturas fora dos aplicativos. Em resumo, os usuários podem adquirir um plano de acesso para algum app sem necessariamente tê-lo instalado.

A novidade apareceu em uma postagem no blog oficial do Google. No entanto, não há mais detalhes sobre a funcionalidade, que foi descrita apenas como uma maneira de os usuários “descobrirem e comprarem itens fora dos aplicativos”.

A novidade faz parte do pacote de recursos da versão 3 da biblioteca de cobrança do Google Play. A nova biblioteca promete proporcionar, além de outras coisas, uma experiência de resgate de código promocional de assinatura, em que os usuários podem resgatar avaliações gratuitas antes de instalar aplicativos.

No entanto, a parte mais notável das novidades diz respeito à venda de assinaturas, como já citado. Agora, ao lado do botão de instalação do software, haverá uma opção para que os consumidores possam adquirir avaliações gratuitas ou comprar pacotes de uso.

Solução de problemas

A novidade chega como uma solução para que os consumidores não sejam mais enganados por assinaturas complicadas, que não seguem as diretrizes da loja de aplicativos. A nova versão mostra na página de instalação do software detalhes de quanto tempo dura a avaliação gratuita, bem como o valor cobrado após o período. Com isso, os usuários são alertados desde o início sobre as cobranças de um app.

Além disso, a funcionalidade pode ajudar a diminuir a rotatividade de usuários – já que eles já estão cientes de quais recursos são oferecidos apenas como uma opção paga. Também pode ser útil para que os desenvolvedores consigam atrair mais utilizadores, permitindo que preços sejam comparados de maneira mais fácil.

Vale lembrar que, por se tratar de algo novo, o recurso não está disponível para todos os tipos de assinatura presentes na loja de aplicativos do Google. No entanto, a empresa destaca que planeja expandir a funcionalidade no futuro.

Via: TechCrunch

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital