Recurso de compartilhamento rápido do Android 11 aparece em vídeo

Compartilhamento próximo permitirá trocar arquivos com celulares que estejam a pelo menos 30 cm de distância via internet móvel ou Wi-Fi
Daniel Junqueira15/06/2020 21h58, atualizada em 15/06/2020 22h00
20200512045917

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Já faz algum tempo que o Google vem trabalhando em um novo recurso para o Android parecido com o AirDrop da Apple, e agora um vídeo para desenvolvedores mostrou um pouco mais do que podemos esperar da ferramenta.

A funcionalidade deve se chamar “Compartilhamento Próximo”, e, assim como o AirDrop dos iPhones, permitirá que usuários transfiram arquivos para os outros que estejam fisicamente próximos com facilidade.

O recurso já chegou a ser mostrado no passado, e agora um novo vídeo publicado no YouTube mostra um pouco dele em funcionamento. O recurso, em vez de aparecer junto com uma lista de aplicativos para compartilhar coisas, surge logo ao lado da opção de copiar conteúdo no Android.

-> Conheça as principais novidades do Android 11

Confira o vídeo abaixo (a opção de compartilhamento aparece a partir de cerca de 30 segundos do vídeo):

A funcionalidade usa Bluetooth para “parear” dois celulares próximos. Os arquivos podem ser transferidos usando uma conexão de dados, uma rede Wi-Fi ou uma conexão Wi-Fi direta entre os aparelhos, o que resulta em transferências muito rápidas. Para iniciar uma transferência é preciso que os aparelhos estejam a pelo menos 30 cm um do outro.

A versão mostrada no vídeo pode ser diferente da finalizada, que deve ser lançada junto com o Android 11 nos próximos meses. Vale lembrar que o Google vem trabalhando na novidade desde antes do lançamento do Android 10 para substituir o antigo Android Beam por um recurso mais moderno.

Via: Android Police

Ex-editor(a)

Daniel Junqueira é ex-editor(a) no Olhar Digital