Google lança ferramenta de IA para escrever como poetas famosos

Com auxílio de inteligência artificial, ferramenta Verse by Verse permite fazer poemas no estilo de ícones da língua inglesa
Da Redação27/11/2020 14h35, atualizada em 27/11/2020 15h40

20201127115520

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Aspirantes a poeta e amantes da língua inglesa ganharam do Google um recurso novo para praticar. O Verse by Verse ajuda o usuário a escrever poesias de acordo com o estilo de famosos escritores.

O experimento de inteligência artificial permite selecionar até três autores por vez para servirem de inspiração. A ferramenta conta com nomes como Emily Dickinson, Edgar Allan Poe, Walt Whitman, entre outros. Ainda é possível selecionar a estrutura do poema, escolhendo o esquema de rimas e o número de sílabas por verso.

O “poeta” escreve uma primeira linha e a ferramenta sugere opções para a próxima. O usuário pode acatar as sugestões, fazer modificações ou rejeitar. A ideia é que a ferramenta sirva de inspiração para a criação de poemas e não que ela faça todo o trabalho pelo escritor. Assim, a coesão e sentido da obra dependerão de alguns ajustes.

Ao final, o Verse by Verse permite copiar o texto ou fazer o download da obra como uma imagem.

Reprodução
Sistema oferece algumas sugestões de versos de acordo com o estilo dos autores escolhidos. Crédito: VersebyVerse/Google

Inteligência artificial

O engenheiro de software da divisão de Inteligência Artificial do Google, David Uthus, explica que para criar a ferramenta um sistema foi alimentado com uma grande quantidade de poesia clássica. Então, ele foi “calibrado” a compreender o modelo de poesia de cada autor, capturando seu estilo de escrita.

Dessa forma, as sugestões oferecidas pelo sistema não são frases diretas de poesias desses autores, mas criações baseadas em seu estilo e no tema proposto na frase escrita pelo usuário.

“O sistema foi treinado para ter um entendimento geral semântico de quais versos melhor complementariam um verso anterior. Então, mesmo que você escreva um assunto que não é comumente visto na poesia clássica, o sistema fará o melhor para criar sugestões que sejam relevantes”, afirma Uthus.

O objetivo, de acordo com o engenheiro, é que a ferramenta seja usada para inspirar, oferecendo sugestões de formas de escrever que o usuário nunca tenha pensado antes.

O Verse by Verse também pode ser utilizado para aprender mais sobre os poetas e seus estilos, sendo que há uma pequena descrição da biografia dos escritores e exemplos de suas obras e estilos. Como a ferramenta está apenas em inglês, para os não nativos da língua pode ser uma forma de estudar e aperfeiçoar o idioma.

Colaboração para o Olhar Digital

Da Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital